Admissão e exame médico: qual sua importância durante a contratação

Admissão e exame médico: qual sua importância durante a contratação
MEDICINA
Ao admitir um funcionário a empresa contratante precisa cumprir alguns requisitos impostos pelo Ministério do Trabalho e seguir normas as quais estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dentre essas normas podemos destacar o exame médico admissional, que é amparado pelo artigo 168.


De acordo com o artigo 168, fica decidido que: “será obrigatório exame médico por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I- Na admissão: II- Na demissão: - Periodicamente”.


O exame médico tem uma grande importância durante o processo admissional, pois é através dele que o empregador saberá se o novo funcionário estará apto, tanto na parte física, quanto na mental, para exercer o cargo ou a função ao qual foi destinado.


Os exames admissionais são e devem ser realizados por um médico especializado em medicina do trabalho. Durante os exames, o novo funcionário responde alguns questionamentos do especialista. Após os questionamentos, o empregado se submeterá a exames físicos e mentais.


Caso o funcionário seja contratado sem qualquer tipo de problema ou doença, mas ao decorrer do seu tempo de trabalho adquira algum tipo de saúde, ele deverá ser afastado por tempo indeterminado até que seu estado de saúde seja restabelecido e durante esse tempo de afastamento o mesmo deverá ser indenizado, ou seja, isso ocorrerá somente diante de exames médicos que provem que a doença realmente foi adquirida no trabalho.


Ainda de acordo com o artigo 168 do CLT, todo funcionário que for desligado ou demitido da empresa deverá se submeter a exames médicos, ao qual chamamos de exame demissional. O exame demissional tem como finalidade verificar as condições de saúde daquele funcionário, isso ocorre para que futuramente não venha ter divergências entre empregado e empregador, ou seja, o funcionário não venha alegar que foi demitido com problema de saúde.


Fontes de pesquisas: http://www.dji.com.br/decretos_leis/1943-005452-clt/clt168a169.htm
http://meusalario.uol.com.br/main/trabalho-decente/saiba-o-que-sao-os-exames-medicos-admissional-e-demissional

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER