A importância da psicopedagogia institucional na escola

A importância da psicopedagogia institucional na escola
PEDAGOGIA
A psicopedagogia institucional consiste na aplicação dos seus conceitos dentro das instituições de ensino, isto é, a adoção de estratégias de caráter preventivo aos problemas relacionados ao processo de aprendizagem. A utilização de técnicas específicas permite que o psicopedagogo torne o processo de aprendizagem mais natural e empolgante para as crianças.

Atuando em caráter preventivo o psicopedagogo auxilia pais e educadores na elaboração de abordagens mais lúdicas para a criança que permitam que o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas ocorra sem nenhum problema. A estruturação do plano pedagógico, avaliar problemas pedagógicos sejam eles estruturais (salas, equipamentos) ou teóricos (relacionamento aluno-educador, método de ensino entre outros) são algumas das muitas funções do psicopedagogo que deve sempre estar amparado pela instituição para que essas mudanças sejam bem aceitas.

Muitas vezes problemas simples dentro do ambiente escolar acabam criando um aspecto desfavorável para o aluno, brigas com colegas, problemas familiares, conteúdo mal administrado, hiperatividade entre outros problemas tornam o processo de aprendizado deficiente, refletindo inclusive na fase adulta do indivíduo seja nas relações sociais, seja no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que além da contribuição estratégica do plano de ensino, o psicopedagogo pode realizar atendimentos pedagógicos individuais permitindo que os educadores tenham um olhar mais apurado sobre alunos com dificuldades de aprendizado. É importante que as instituições de ensino, pais e professores se atentem para a importância da psicopedagogia institucional sempre respeitando os princípios éticos e culturais do local.


Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER