TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea): O que é?

TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea): O que é?
MEDICINA-ALTERNATIVA
TENS é um método que utiliza corrente elétrica aplicada à pele com finalidade analgésica. É uma corrente de baixa frequência (2 a 200Hz).
Seu desenvolvimento é baseado na teoria da comporta para explicar o controle e a modulação da dor.

A percepção dolorosa é regulada por uma “comporta” que pode ser aberta ou fechada por meio de outros impulsos provenientes dos nervos periféricos ou do sistema nervoso central aumentando ou diminuindo a percepção dolorosa.

Alguns mecanorreceptores de baixo limiar da pele e outras partes sobem sem fazer sinapse até as colunas posteriores da medula espinhal. Acredita-se que os impulsos desses mecanorreceptores reduzem efetivamente a excitabilidade das células nociceptoras aos estímulos geradores de dor (inibição pré-sináptica).

Assim, os impulsos elétricos que estimulam as fibras mecanorreceptoras são efetivos na redução da percepção de dor. Na dor aguda a frequência é usada entre 80 e 100 Hz.

Na dor crônica, deve-se usar frequência 150 e 200Hz.
Os eletrodos devem ser posicionados paralelamente à área dolorosa. Caso necessário, outro par de eletrodos pode ser fixado bilateralmente à coluna vertebral, ao nível das raízes nervosas que abrangem a área da dor.

A intensidade da corrente deve ser ajustada de acordo com a tolerância do paciente.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER