As ferramentas da Web 2.0 e possíveis utilizações na educação

As ferramentas da Web 2.0 e possíveis utilizações na educação
PEDAGOGIA
Atualmente encontramos diversas ferramentas gratuitas voltadas à comunicação e socialização na Web. Seria quase impossível falarmos sobre todas, mas citaremos algumas em específico. É importante notar que estas ferramentas estão em constante mudança. Estas mudanças ocorrem para atenderem usuários e popularizar ainda mais a ferramenta. Não é necessário sua retirada do ar, pois os próprios usuários a testam e dão o feedback que permite as mudanças. Eis um dos princípios da Web 2.0.

Antes de conhecer algumas ferramentas, saiba que existem dois tipos de interação na Web, a síncrona e a assíncrona:

• Síncrona: é quando a interação ocorre ao vivo, mesmo que as pessoas estejam distantes fisicamente. Você pode enviar sua mensagem e receber a resposta em instantes, como quando fala em um chat ou ao telefone por exemplo.

• Assíncrona: é quando a interação ocorre sem que as pessoas envolvidas respondam imediatamente. Enquanto você está conectado, o outro participante da conversa não está. Temos como exemplo o fórum, no qual você não recebe a resposta imediatamente.

Algumas ferramentas possibilitam as duas formas de interação, outras somente uma. Independente da forma como ocorre a interação, estas ferramentas possuem grande capacidade de difusão das informações por meio das conexões que os usuários possuem uns com os outros (RECUERO, 2009, p. 116). A internet possibilitou estas ferramentas, facilitando o acesso e difusão das informações de diversas formas conforme mostra Recuero:

Tal mudança criou novos canais e, ao mesmo tempo, uma pluralidade de novas informações circulando nos grupos sociais. Juntamente com essa complexificação, o aparecimento de ferramentas de publicação pessoal, tais como os weblogs, fotologs, e mesmo o YouTube, por exemplo, deu força e alcance para esses fluxos (Adar & Adamic, 2005), ampliando a característica de difusão das redes Sociais. (RECUERO, 2009, p. 116).

Geralmente uma ferramenta agrega diversas outras como o Orkut, por exemplo, que possui chat e fórum. Outro ponto importante apontado por Recuero (2009, p. 83 e 96), é o fato de que as redes sociais somente existem graças à cooperação de indivíduos com um propósito em comum, que produzem trocas comunicacionais de modo a sentirem-se parte de um grupo.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER