Todo Surdo é Mudo?

Todo Surdo é Mudo?
FONOAUDIOLOGIA

Ao falar de Deficientes auditivos, é comum ouvir a expressão "Surdo-Mudo". Porém, o que poucos sabem é que esta é uma ideia equivocada, e que necessita de esclarecimentos.

A maioria das pessoas acaba concluindo que os surdos são também mudos pelo fato de não ouvirem. É verídica a ideia de que nós aprendemos a falar ouvindo, porém a expressão "Mudo" tem relação com outro sentido.

Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez" não está relacionada com a "surdez". São minoria os surdos que também são Mudos.

O fato é que qualquer surdo que tenha seu aparelho fonador em perfeito estado, pode desenvolver a fala, claro que com certa dificuldade, e é preciso esforço e acompanhamento de um bom especialista.

Então, a ideia de que todo surdo é mudo deve ser completamente extinta de nossas mentes. É importante ressaltar que mesmo que o surdo não consiga falar de forma oral, ele fala com as mãos. A linguagem de sinais é também um tipo de fala, pois é através dela que se comunicam os deficientes, sendo eles surdos, mudos ou os dois.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Surdez - Aquisição de Linguagem e Inclusão Social e Libras, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

 

 

John Kenede Batista Lima
Tradutor e interprete de Libras John kenede batista lima 03/07/1996 Rio Branco AC
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER