Fonoaudiologia tem importante papel no tratamento de câncer

Fonoaudiologia tem importante papel no tratamento de câncer
FONOAUDIOLOGIA

Para o tratamento de pacientes oncológicos, com tumores na região do pescoço e cabeça os profissionais de fonoaudiologia atuam junto com a equipe multidisciplinar. A função do fonoaudiologista dentro da oncologia é analisar e traçar planos de terapia para os problemas acarretados pela patologia.

O tratamento visa auxiliar o paciente caso haja dificuldades na comunicação oral e deglutição de alimentos. O profissional deve fazer a anamnase e avaliação do caso para descobrir possíveis modificações estruturais.

Aplicação de exercícios e manobras adequadas facilitadoras visando à diminuição da Disfagia (dificuldade para engolir), a Odinofagia (dor ao deglutir) e a Odinofonia (dor ao falar), são os procedimentos que devem ser adotados para a melhora da pessoa enferma.

Segundo a tutora do Portal Educação, Caroline Cysne, o desempenho fonoaudiológico junto aos pacientes onocológicos visa minimizar os sintomas citados acima e assim, melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa tratada.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER