Tipos de escoliose

Tipos de escoliose
FISIOTERAPIA
A escoliose é uma curvatura lateral da coluna. Como a coluna vertebral não pode inclinar-se lateralmente sem também fazer rotação, a escoliose envolve tanto flexão lateral quanto rotação, ocorrendo geralmente nas regiões torácicas e lombares.

Vários são os tipos de escoliose. Veja a seguir:
Idiopática
É o tipo de escoliose que possui predisposição genética e é a mais comum escoliose estrutural. Embora existam várias teorias etiológicas sua causa permanece desconhecida.

Paralítica

É relacionada a uma patologia de origem neuromuscular (poliomielite, paralisia cerebral, pós-paraplegias traumáticas, etc.). Não tem relação com o desenvolvimento esquelético, mas, sim, segue o curso da doença original, progredindo à medida que progride a paralisia da musculatura paraespinhal.
Congênita
É uma paralisia associada principalmente à malformação vertebral e dos arcos costais. Estas malformações tornam-se evidentes no primeiro e segundo ano de vida.

As anomalias mais graves que envolvem os elementos nervosos são a diastematomielia e disrafismo espinhal. Esta escoliose possui crescimento lento e não crescem mais que cinco graus por ano. O aumento desta curvatura ocorre rapidamente durante o surto de crescimento da pré-adolescência. A escoliose congênita não progride após a puberdade.

Secundária à neurofibromatose
Pertence a uma classificação a parte. São caracterizadas por neurofibromas cutâneos, histórico familiar autossômico dominante, manchas amarronzadas "café com leite" na pele e, eventualmente, pseudoartrose congênita da tíbia. A curvatura característica é torácica para o lado direito, rígida, de raio curto e bastante progressiva.

Secundária à assimetria de membros inferiores: diferença de comprimento de membros inferiores por causas diversas.

Antálgica
Alteração postural relacionada com sintomas dolorosos em relação a processos tumorais ou hérnias discais. Esta alteração pode ser corrigida quando cessar a causa da dor. As dores posturais estão relacionadas a posturas inadequadas crônicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER