O que é Postura?

O que é Postura?
FISIOTERAPIA
A postura é composta das posições de todas as articulações do corpo em um dado momento, e o alinhamento postural estático é bem mais descrito em termos de posições das várias articulações e partes do corpo (KENDALL, 1995).

Postura é um termo geral, definido como uma posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes corporais para uma atividade específica, ou uma maneira característica de uma pessoa sustentar o corpo (LEHMKUHL, 1987).

A função principal das posturas é ajudar-nos a realizar as nossas atividades de vida diária, ou até mesmo físicas, com o menor gasto energético possível. Dessa forma, temos que a postura e o movimento estão intimamente relacionados, pois o movimento começa em uma postura e pode terminar em outra; exemplo disto é quando uma pessoa começa o movimento sentada e termina em pé.

Tais relações de postura dos membros podem ser modificadas e controladas de maneira voluntária, mas este controle exige muita concentração.


A Boa Postura

A boa postura ou postura padrão serve para padronizar o alinhamento postural durante a avaliação. O alinhamento padrão ideal é baseado em princípios científicos válidos e fundamentados, envolvendo uma quantia mínima de esforço e sobrecarga, e conduz à eficiência máxima do corpo.

Na postura padrão, a coluna encontra-se com as curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores em alinhamento ideal para sustentação de peso. A pelve neutra conduz ao bom alinhamento do abdômen e do tronco. O tórax e a coluna superior devem estar em uma posição que favoreça o funcionamento ideal para os órgãos respiratórios. A cabeça fica ereta em uma posição bem equilibrada, que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical.

É lógico que há variações de uma pessoa para outra, de acordo com o tipo corporal, a forma e as proporções do corpo, sendo fatores importantes na distribuição de peso.

Para esta análise, é utilizado um fio de prumo para representar uma linha de referência. Um fio de prumo é uma linha com um peso preso na ponta para promover uma linha absolutamente vertical-padrão, para medir desvios. O ponto na linha onde o fio de prumo é suspenso deve ser um ponto fixo padronizado. O teste do fio de prumo é usado para determinar se os pontos de referência da pessoa que está sendo testada estão no mesmo alinhamento que os pontos correspondentes da postura padrão. Os desvios de vários pontos de referência, a partir do fio de prumo, revelam a extensão do alinhamento defeituoso do indivíduo.

Veja os pontos de referência na vista lateral, a partir do fio de prumo:

Cabeça: Posição neutra, não inclinada nem para frente, nem para trás;

Coluna cervical:
Curvatura normal, ligeiramente convexa anteriormente;

Escápulas: Em bom alinhamento, achatadas de encontro à parte superior das costas;

Coluna torácica:
Curvatura normal, ligeiramente convexa posteriormente;

Coluna lombar:
Curvatura normal, ligeiramente convexa anteriormente;

Pelve:
Posição neutra, espinhas ântero-superiores no mesmo plano vertical que a sínfise púbica;

Articulações dos quadris: Posição neutra, nem fletidas, nem estendidas; Articulações dos joelhos: Posição neutra, nem fletidos, nem estendidos; Articulações dos tornozelos: Posição neutra, perna vertical e em ângulo reto com a planta do pé.

Em vista lateral, os músculos anteriores e posteriores, presos à pelve, mantêm-se em alinhamento ideal. Anteriormente, os músculos abdominais tracionaram para cima e os flexores do quadril tracionaram para baixo. Assim, os músculos abdominais anteriores e extensores dos quadris trabalham juntos para inclinar a pelve posteriormente; os músculos da região lombar e os flexores dos quadris trabalham juntos para inclinar a pelve, anteriormente.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER