Hábitos parafuncionais

Hábitos parafuncionais
FISIOTERAPIA
Certos hábitos podem causar pressões inadequadas na articulação temporomandibular, causando microtraumatismos articulares. Com a continuidade destes microtraumatismos, podem ocorrer alterações intra-articulares, como: deslocamento de disco articular; alterações capsulares e ligamentares; diminuição de líquido sinovial; entre outras.
       
Estes hábitos inadequados podem induzir ou agravar alterações estruturais. Por exemplo, abrasão dentária pode agravar situações preexistentes, tais como mordida profunda ou um edentulismo parcial, com perda da dimensão vertical e deslocamento mandibular.
       
Em outros casos, o bruxismo pode levar a uma nova posição intercuspidal e deslocamento mandibular severo.
       
Entre os hábitos parafuncionais mais comuns, pode-se citar: apertamento dental diurno ou noturno; apertamento de lábios; colocação de objetos entre os dentes; apoio de mão na mandíbula; bruxismo; briquitismo; roer unhas ou remover cutículas com os dentes; mastigar de um só lado; chupar ou morder o dedo; apoiar a mão sobre o queixo enquanto dorme; dormir com travesseiros inadequados; apoiar com o ombro o telefone de encontro com o ouvido.
       
Em especial, hábitos de apertamento dental, bruxismo e briquitismo, ocasionam desgastes excessivos dos dentes.
       
O bruxismo é um hábito noturno, caracterizado pelo apertar ou ranger de dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, produzindo dores de cabeça, problemas gengivais, desgaste do esmalte ou mobilidade dental e disfunções temporomandibulares, entre outros sintomas.
       
Por ser um hábito noturno, muitas vezes, o paciente desconhece essa realidade. Alguns dos principais sinais e sintomas do bruxismo são: acordar com os músculos da face cansados ou doloridos; acordar com a mandíbula travada; presença de desgaste nos dentes caninos. Denomina-se briquismo, quando esse hábito é diurno.
       
Pacientes portadores dos hábitos do bruxismo ou briquismo podem relatar sensibilidade nos dentes ao ingerir alimentos gelados ou ácidos. Em consequência da abrasão da superfície de mastigação, pode haver perda de parte do esmalte do dente, expondo a dentina.
       
É comum observar, uma cor escurecida na superfície de mastigação dos dentes. O constante atrito ou aperto entre os dentes superiores e inferiores podem causar problemas periodontais, como bolsas, retração gengival, perda do tecido ósseo de sustentação e mobilidade dental.





Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER