Funções e articulações do joelho

Funções e articulações do joelho
FISIOTERAPIA
Articulação femorotibial

É uma articulação sinovial. Os côndilos femorais mediais e laterais fazem contato através dos meniscos interpostos à face articular superior da tíbia.

Articulação femoropatelar

A articulação femoropatelar é uma articulação sinovial, do tipo plana ou planartrose. A face articular da patela é adaptado à face patelar do fêmur.

Articulação tibiofibular-superior

Articulação sinovial plana entre a tíbia e a cabeça da fíbula.

Amplitude articular do joelho

Flexão do joelho

A flexão é o movimento que aproxima a face posterior da perna da face posterior da coxa. Durante a flexão, os meniscos são tracionados para trás. Os músculos responsáveis por este movimento são: bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório e grácil. Gastrocnêmios e poplíteo são auxiliares.

O movimento ocorre no plano sagital entre os côndilos do fêmur e da tíbia. Neste teste, evitar a rotação do quadril, assim como a extensão e qualquer flexão adicional. Anotar o grau de flexão do quadril, se não for de 90º. Manter a articulação do quadril fletida para evitar o estiramento do músculo reto femoral. Amplitude articular: 0°- 140°.

Extensão do joelho

A extensão é o movimento que afasta a face posterior da perna da face posterior da coxa. Corresponde ao retorno a partir de sua flexão e ocorre no plano sagital. Durante a extensão, os meniscos são tracionados para frente. O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio). Tensor da fáscia lata e glúteo máximo são auxiliares. Amplitude articular: 140°- 0°.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER