Fumantes têm mais risco de desenvolver dor lombar

Fumantes têm mais risco de desenvolver dor lombar
FISIOTERAPIA
Um recente estudo sobre o tabagismo foi publicado no Amercian Journal of Medicine. Os pesquisadores finlandeses observaram que as dores lombares aumentam com mais chances principalmente em indivíduos jovens que fumam.

Para a realização da pesquisa, foram examinados 40 estudos e mais de 300 mil adultos e adolescentes. Foi constatado que o tabagismo está associado com o risco de dor lombar e os efeitos podem ser “parcialmente reversíveis”.

Oito em cada dez adultos podem apresentar dor lombar em algum momento da vida. “A dor lombar é uma afecção que afeta uma grande parte da população. Buscar fatores que indiquem a maior propensão a estes sintomas é muito importante”, reforça a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

De acordo com os pesquisadores, uma das possíveis explicações para os resultados da causa da dor lombar está ligada à redução do suprimento de sangue à coluna, o aumento do risco de osteoporose e o aumento da circulação de substâncias tóxicas e inflamação pelo organismo.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER