Fratura da grande tuberosidade (tubérculo maior)

Fratura da grande tuberosidade (tubérculo maior)
FISIOTERAPIA
Esse tipo de fratura ocorre em adultos de qualquer idade e com maior possibilidade de acontecer com os idosos.
Geralmente não há desvios significantes, exceto em alguns casos quando ocorre ação na tração do músculo deltoide anterior sobre o tubérculo maior.
Exame visual: Observar se há deformidades, hematoma, equimose, hiperemia, tipo de fratura e desvio.
Exame físico: Verificar com cuidado os movimentos de abdução, abdução horizontal e flexão, que normalmente ficam comprometidos neste tipo de lesão.
Diagnóstico laboratorial: Exame radiológico.
Formas de tratamento: 1) Nas fraturas fechadas: tratamento conservador e fisioterapia; 2) Nas fraturas expostas: Tratamento cirúrgico com osteossíntese.
Complicações: Síndrome do Impacto: O espessamento ou a irregularidade da grande tuberosidade pode comprimir o tendão do músculo supraespinhoso contra o acrômio, provocando uma reação inflamatória, durante abdução do ombro.


Fratura Diafisária do Úmero

Esse tipo de fratura ocorre por choque direto causando diversos tipos de fraturas, especialmente as transversas. É mais comum em adultos do que em crianças (a elasticidade óssea na criança é maior).
Exame visual: Observar se há deformidades, hematoma, equimose, hiperemia, tipo de fratura e desvio.
Exame físico: Verificar com cuidado todos os movimentos do braço.
Diagnóstico laboratorial: Exame radiológico
Formas de tratamento: 1) Nas fraturas fechadas: tratamento conservador (o método mais popular de tratamento é a imobilização com uma tala de gesso que circunda o braço, chamada de “pinça de confeiteiro”); 2) Nas fraturas expostas: Redução incruenta sob anestésico, osteossíntese através de haste medular e imobilização com gesso (Fisioterapia após duas semanas).
Complicações
: 1) Lesões nervosas: comprometimento do nervo radial resultando em sequela com desvio cubital e flexão dos dedos; 2) Pseudoartrose: ocorre quando não há uma consolidação óssea adequada. Com isso, futuramente, o paciente vai precisar de uma cirurgia denominada enxertia óssea (transposição de células ósseas de um ponto para outro).

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER