Fibras colágenas, elásticas e reticulares

Fibras colágenas, elásticas e reticulares
FISIOTERAPIA

As fibras colágenas são as mais frequentes do tecido conjuntivo, formadas por uma proteína chamada colágeno, que proporciona o arcabouço extracelular. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, representando 30% do total. O colágeno é classificado em cinco tipos, sendo os principais do tipo I, II, III. O tipo I é o principal constituinte da pele, tendão, osso e paredes dos vasos, sendo sintetizado pelos fibroblastos, células do músculo liso e osteoblastos. O músculo liso também produz a do tipo III, enquanto a do tipo II é produzida pelos condrócitos.

Elas proporcionam a força tênsil dos ferimentos na fase da cicatrização. O seu metabolismo, nos tecidos normais, consiste num equilíbrio entre biossíntese e degradação. São reabsorvidas durante o crescimento, remodelação, involução, inflamação e reparo dos tecidos.

Já as fibras elásticas têm aparência delgada, sem estriações longitudinais, ramificando-se semelhante a uma rede de malha irregular, de cor amarelada. Seu componente principal é a elastina, proteína muito mais resistente que o colágeno, e a microfibrila elástica, formada por uma glicoproteína especializada. Suportam grandes trações.

A elastina é a proteína mais resistente do organismo, sendo encontrada em pequena quantidade na pele, sendo sintetizada pelas células musculares lisas, células endoteliais, fibroblastos e condroblastos fibrocartilaginosos.

A degeneração da elastina está associada ao envelhecimento, iniciando-se por volta dos trinta anos, ficando mais acentuada aos setenta, sendo caracterizado pela aparência de cistos e lacunas, resultando na separação das fibras (microscopicamente).

Por fim, as fibras reticulares são anastomosadas umas às outras, formando uma estrutura semelhante a uma rede. São curtas, finas e inelásticas, constituídas por um tipo de colágeno chamado reticulina. Formam os arcabouços internos das glândulas, sendo produzidos pelos fibroblastos.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Fisioterapia Dermatofuncional. Confira nosso portfólio de cursos na área de Fisioterapia e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER