Classificação dos tumores

Classificação dos tumores
FISIOTERAPIA

No estudo das neoplasias, a primeira dificuldade enfrentada é a sua definição, pois ela se baseia nos aspectos descritos da morfologia e biologia do processo. Como alguns desses aspectos vêm se modificando à medida que os conhecimentos evoluem, também as definições se modificam. Hoje, define-se a neoplasia como sendo “uma proliferação anormal de tecido que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo, tendendo à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro”.
Várias classificações foram propostas para as neoplasias. A classificação dos tumores mais utilizada leva em consideração dois aspectos básicos: o comportamento biológico e a histogênese.


Tumores benignos e malignos
De acordo com o comportamento biológico, a classificação dos tumores são divididos em benignos e malignos (Figura 2). Uma das etapas mais importantes do estudo das neoplasias é estabelecer esta diferença.
Algumas vezes esta diferença não é fácil de ser estabelecida e, nestes casos, adotamos o nome de tumores limítrofes ou bordelense. Os critérios que permitem estabelecer com segurança o diagnóstico são, na grande maioria dos casos, morfológicos.

Os tumores benignos freqüentemente exibem crescimento lento e expansivo, possuindo um estroma adequado, com um bom suprimento vascular, raramente mostrando necrose e hemorragia. Os tumores malignos, ao contrário, pela rapidez e desorganização no crescimento, pelo caráter infiltrativo e pelo alto índice de multiplicação celular, geralmente apresentam uma desproporção muito grande entre o parênquima tumoral e o estroma vascularizado.

O texto acima foi retirado do curso de Fisioterapia Oncológica em Adultos, curso oferecido pelo Portal Educação e Sites Associados, realizado totalmente através da internet, seguindo os passos da modernidade de educação a distância, para conhecer o conteúdo programático deste curso, acesse: www.portalfisioterapia.com.br

Visite também o site www.portaleducacao.com.br e comheça todos os cursos oferecidos pelo Portal Ecucação.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER