Receptores Opioides

Receptores Opioides
FARMACIA
Os receptores opioides são importantes na regulação normal da sensação da dor. A sua modulação é feita pelos opioides endógenos (fisiológicos), como as endorfinas e as encefalinas, que são neurotransmissores.

Existem três tipos de receptores opioides: mu, delta  e kappa. Os receptores mu são os mais significativos na ação analgésica, mas os do subtipo delta e kappa partilham de algumas funções. Cada tipo de receptor é ligeiramente diferente do outro, e apesar de alguns opioides ativarem todos de forma indiscriminada, alguns já foram desenvolvidos que ativam apenas um subtipo.

Os opioides endógenos são peptídeos (pequenas proteínas). Os fármacos opioides usados em terapia apesar de não serem proteínas têm conformações semelhantes em solução às dos opioides endógenos, ativando os receptores em substituição destes.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER