Os efeitos da amoxicilina

Os efeitos da amoxicilina
FARMACIA
A amoxicilina é um antibiótico da classe dos beta-lactâmicos, muito utilizado na atualidade, principalmente para infecções de pele e garganta. Os antibióticos beta-lactâmicos são uma ampla classe de antibióticos, que inclui a penicilina e todos os seus derivados, sendo o grupo de antibióticos mais utilizado no mundo. Possuem esse nome, por que todos os seus compostos possuem em sua estrutura um anel beta-lactâmico, característico dessa classe de medicamento.

A amoxicilina é eficaz contra as bactérias gram-positivas e negativas, tais como: Estreptococos hemolítico e não hemolíticos, Diplococcus pneumoniae, estafilococos não produtores de penicilinase, Clortidia SP, Bacillus anthracis, Corynebacterium dihthriae e a maioria das cepas de Enterococos, Neisseria gonorrheae, muitas cepas de Salmonella e Shigella, entre outras classes.

Possui como mecanismo de ação a inibição da biossíntese do mucopeptídeo da parede celular das bactérias. Como todo o medicamento a amoxicilina possui alguns efeitos adversos, são eles: diarreia, náusea, vômito, erupções ou rash cutâneo, pode ocorrer febre, reações de hipersensibilidade, neutropenia, nefrite intersticial, convulsões (raramente), escurecimento da língua, entre outros.

Deve-se tomar um cuidado todo especial com os antibióticos, pois o uso incorreto pode ocasionar em resistência bacteriana. Por isso sempre que tiver alguma infecção procure seu médico, jamais automedique, pois os antibióticos só possuem efeito contra as bactérias. E hoje sabemos que existem outros microrganismos capazes de causar infecção, tais como: vírus, fungos, parasitas, etc.

Marcelo da Silva Dias
Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER