Extração por líquido pressurizado

Extração por líquido pressurizado
FARMACIA
A Extração por líquido pressurizado (PLE) permite a extração rápida (menos do que 30 min) dos analitos num ambiente inerte sob alta pressão, porém geralmente igual ou menor que 20 MPa e temperaturas entre 25 a 200oC. Uma grande vantagem da PLE sobre os métodos convencionais de extração por solventes conduzidos à pressão atmosférica é a de que os solventes sob maior pressão permanecem no estado líquido bem acima dos seus pontos de ebulição, o que permite alta temperatura de extração, condição que melhora a interação analito-solvente, aumentando a solubilidade e melhora a cinética de dessorção dos compostos bioativos a partir das matrizes. Assim, os solventes de extração, tais como o etanol, que não é tão eficiente em extrair antocianinas e outros polifenóis em baixas temperaturas, podem ser muito mais eficientes para as temperaturas elevadas usadas no PLE (SANTOS, VEGGI e MEIRELES, 2012; HEO et al., 2014).


A alta pressão na PLE força o solvente ao interior da matriz, o que facilita a extração, ao passo que a alta temperatura promove a solubilidade mais elevada do analito (por aumento da taxa de transferência de massa) e diminui a viscosidade e da tensão superficial dos solventes, melhorando a extração. No estado líquido, é possível obter rendimentos mais elevados de extração num tempo mais curto utilizando volumes significativamente menores de solventes do que em métodos de extração convencionais (CASTRO-PUYANA et al, 2013).




Referências

CASTRO-PUYANA, M., HERRERO, M., URRETA, I., MENDIOLA, J. A., CIFUENTES, A., IBÁÑEZ, E., & SUÁREZ-
ALVAREZ, S. Optimization of clean extraction methods to isolate carotenoids from the microalga Neochloris oleoabundans and subsequent chemical characterization using liquid chromatography tandem mass spectrometry. Analytical and bioanalytical chemistry, v. 405, n.13, p. 4607–16, 2013


HEO, J.-Y., KIM, S., KANG, J.-H. AND MOON, B. Determination of Lutein from Green Tea and Green Tea By-Products Using Accelerated Solvent Extraction and UPLC. Journal of Food Science, v.79, p.C816–C821, 2014.


SANTOS, D.T.; VEGGI, P.C ; MEIRELES, M. A. A. . Optimization and economic evaluation of pressurized liquid extraction of phenolic compounds from jabuticaba skins. Journal of Food Engineering, v. 108, p. 444-452, 2012.

Walisson Junio Martins da Silva
Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER