Esporte e qualidade de vida: valorize, incentive, pratique

Esporte e qualidade de vida: valorize, incentive, pratique
EDUCACAO-FISICA
Influenciada pelo Pan Rio 2007 e pelas altas temperaturas invadindo a charmosa estação de outono, surpreendo-me acompanhando com especial interesse O Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, na Austrália. Aos oito anos de idade e com uma mãe bastante atenta e disposta a estimular e desenvolver minhas habilidades, inatas ou não, comecei minha feliz trajetória nas excelentes piscinas do Clube Náutico Mogiano. Na época, Mark Spitz era para a minha geração e outras tantas, um referencial, um fenômeno nas piscinas digno de elevada reverência, até hoje imbatível, ao conquistar sete ouros nas Olimpíadas de 72 em Munique. Michael Phelps repete o feito com igual brilhantismo no Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, na Austrália. Está criada uma referência para impulsionar e incentivar novas gerações - e o circulo virtuoso se repete. Que bonito de ver! A natação não apenas me realizou como atleta medalhista e me proporcionou infância e juventude plenas de atividades saudáveis, contentamento e sociabilização, como também contribuiu diretamente na formação de meu caráter, de minhas memórias e de amizades inesquecíveis.

E mais, por crescer em meio a atividades físicas, ainda usufruo os benefícios desse esporte em minha saúde e estilo de vida. Atividades físicas estimulam o individuo em seu desenvolvimento e, os resultados são diferenciais que se traduzem em qualidade de vida com o passar dos anos. Vejamos - a preparação física e inquestionável, temos também a estimulação cardiorrespiratória, a psicomotricidade e a experiência e consciência corporal; no aspecto psicológico e de formação da personalidade temos a evolução do raciocínio moral, a autoestima, os processos cognitivos e de repetição e organização, e a sociabilização através das relações interpessoais e das características e papéis desempenhados em uma comunidade. Além disso, um jovem ativo será um adulto ativo e certamente multiplicador de hábitos saudáveis, no mínimo em sua esfera de atuação pessoal e social. E é assim que disseminamos qualidade de vida quando vivenciamos seus benefícios. Vitórias como as de Michael Phelps e Mark Spitz são inebriantes e o caminho para chegar até elas é igualmente fascinante, porém árduo: os treinos são esforço, sacrifício e dedicação, disciplina e repetição, foco e superação, exaustão.

As competições são a prática, a experiência e a reflexão. As estruturas são o apoio de quem te ama, a competência de quem te treina, e o espírito de equipe e comprometimento que te invade, invariavelmente. Os resultados? - 0 aperfeiçoamento, as desilusões, o crescimento, as conquistas e as perdas. As vitórias? - A vida. "Nós somos aquilo que fazemos repedidas vezes, repetidamente. A excelência, portanto não é um feito, mas um hábito". Aristóteles.

Alessandra Cidale
Alessandra Cidale //Empresária de Marketing da Inizio Desenvolvimento Urbano Ltda.; nadadora medalhista e yogue//Formada em Ciência da Computação com extensão em Licenciatura Plena e Pós-graduação em Administração de Empresas (Mackenzie/ FAAP). Assinou a coluna Comportamento e Qualidade de vida do Jornal Classificados Mogiano.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER