Deficiências Imunológicas

Deficiências Imunológicas
FARMACIA
Deficiências Imunológicas
 
 
A integridade do sistema imunológico é essencial para a defesa contra microorganismos infecciosos e seus produtos tóxicos, portanto, para a sobrevivência de todos os indivíduos. Defeitos em um ou mais componentes do sistema imunológico podem levar a distúrbios graves, e muitas vezes fatais, tais distúrbios são chamados de deficiências imunológicas (ou imunodeficiências). As imunodeficiências têm como causa principal a susceptibilidade aumentada para as infecções e certos tipos de tumores.
Estas doenças são classificadas, grosso modo, em deficiências imunológicas congênitas (primárias) e deficiências imunológicas adquiridas (secundárias).
As deficiências primárias são defeitos genéticos que resultam em uma maior susceptibilidade para infecções que se manifestam com freqüência na infância. No entanto, as deficiências secundárias desenvolvem-se como seqüência de desnutrição, câncer disseminado, tratamento com drogas imunossupressoras ou infecções virais (como, HIV).
 
MARTINS, Ricardo. Imunologia Clínica. Portal Educação e Sites Associados. Disponível em:
<http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/cursos/cursos_detalhes.asp?id=75>. Acesso em: 27 nov. 2008.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER