Casca de salgueiro - Salix - Planta utilizada na dor e na inflamação

Casca de salgueiro - Salix  - Planta utilizada na dor e na inflamação
FARMACIA
Desde a Grécia antiga os extratos de plantas que contêm salicina eram utilizados para alívio da dor e redução da febre. A árvore do salgueiro é uma espécie de Salix indicada na Fitoterapia para doenças febris, problemas reumáticos e dor de cabeça, sendo comum sua utilização na forma de chás antirreumáticos e diaforéticos.

A espécie Salix alba (salgueiro branco), Salix fragilis (salgueiro frágil) e Salix purpurea (salgueiro roxo) apresentam alto teor de salicilina – um β-glicosil alcoólico; além de 8-20% de taninos. A presença de taninos justifica o desconforto gástrico causado pelas infusões da casca do salgueiro por ser um irritante da mucosa gástrica.

Em estudos clínicos com pacientes com osteoartrite do quadril e joelho tratados com um extrato de casca de salgueiro, equivalente a 240 mg de ácido salicílico e avaliados quanto a dor foi observado que em comparação com o placebo, os pacientes tratados com salicilato apresentaram melhora significativa após 14 dias de tratamento, evidenciando assim o efeito anti-inflamatório e analgésico desta espécie, além de sua atividade diaforética.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER