Carcinoma Renal

Carcinoma Renal
FARMACIA
O adenocarcinoma renal (hipernefroma) é o tumor mais comum dos rins, sendo responsável por 2% das neoplasias em adultos, mais comum após os 50 anos de idade e mais frequente em homens. Sua descoberta pode ser feita acidentalmente na realização de ultrassonografia ou TC abdominal ou ocasionalmente no estudo da perfusão renal ou do tecido ósseo com radioisótopos. O tumor se manifesta por meio de hematúria macro ou microscópica (mais comum), dor lombar, massa palpável e febre de origem desconhecida. Hipertensão arterial e policitemia também podem estar presentes e metástases pulmonares ocorrem com frequência.

O tumor metastatiza precocemente para os pulmões, fígado e ossos, devido à invasão dos vasos sanguíneos. Cerca de 25% dos pacientes apresentam metástases no momento do diagnóstico. A evolução é variável e um terço dos pacientes sobrevive mais de cinco anos após o diagnóstico. Alguns pacientes apresentam metástases 10 a 15 anos após a remoção do tumor primário. O tumor tem o aspecto de células tubulares renais arranjadas na forma de cordas ou de formas bizarras. Hematúria importante é o sinal mais frequente, sendo geralmente a febre o único sintoma. Uma massa na região lombar pode ser palpável e dor pode ocorrer devido a sangramento do tumor.

Obstrução da veia cava pode ser responsável pelo desenvolvimento de circulação colateral e edema dos membros inferiores. Em um grande número de pacientes o hipernefroma não produz sintomas clássicos, mas se apresenta com febre de origem obscura, reação leucemoide, anemia refratária, hipercalcemia, hipoglicemia, neuropatia periférica e produção aumentada de gonadotrofinas e prostaglandinas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER