Carcinoma Renal
O tumor metastatiza precocemente para os pulmões, fígado e ossos, devido à invasão dos vasos sanguíneos. Cerca de 25% dos pacientes apresentam metástases no momento do diagnóstico. A evolução é variável e um terço dos pacientes sobrevive mais de cinco anos após o diagnóstico. Alguns pacientes apresentam metástases 10 a 15 anos após a remoção do tumor primário. O tumor tem o aspecto de células tubulares renais arranjadas na forma de cordas ou de formas bizarras. Hematúria importante é o sinal mais frequente, sendo geralmente a febre o único sintoma. Uma massa na região lombar pode ser palpável e dor pode ocorrer devido a sangramento do tumor.
Obstrução da veia cava pode ser responsável pelo desenvolvimento de circulação colateral e edema dos membros inferiores. Em um grande número de pacientes o hipernefroma não produz sintomas clássicos, mas se apresenta com febre de origem obscura, reação leucemoide, anemia refratária, hipercalcemia, hipoglicemia, neuropatia periférica e produção aumentada de gonadotrofinas e prostaglandinas.

por
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.-
Propostas para assistência farmacêutica e atuação do farmacêutico no SUS Francicleber Medeiros de Souza
-
Campylobacter Diego Marques Moreira
-
Doenças sexualmente transmissíveis Bruna Chaves Amorim
-
Inibição Enzimática Nadielle Silva Bidu
-
Os principais remédios homeopáticos Colunista Portal - Educação
-
Principais Vias de Administração de Medicamentos Bruna Chaves Amorim