Bioquímica Básica

Bioquímica Básica
FARMACIA

Far. Bioq.º Geisse Carlos de Lima

Em Bioquímica Básica é estudado as moléculas, suas estruturas, seus mecanismos e os processos químicos responsáveis pela manutenção da vida, sendo assim, estuda as reações que acontece dentro das células e esta organizado de forma a minimizar as perdas energéticas e maximizar os benefícios biológicos.  Os seres vivos, para realizar suas funções, dependem da capacidade de armazenar, transportar, obter e utilizar energia.

A Bioquímica básica esta voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas, sendo que seu principal foco é os estudos das proteínas, onde a grande maioria são enzimas. Grande parte dos constituintes moleculares apresentam formas tridimensionais, que para manter e perpetuar a vida realizam milhares de reações químicas.

Na Bioquímica básica, apesar da grande diversidade dos processos, a ordem biológica é conservada pelos seguintes processos: Sintese de biomoléculas; Transporte de ions e moléculas através das membranas; Produção de energia e movimento; e Remoção de produtos metabólicos de excreção e substâncias tóxicas. Nos seres vivos os processos constuem de reações químicas catalisadas por enzimas, sendo que as mais comuns nos processos de bioquímica básica são: Substituição nucleófila; Eliminação; Adição; Isomerização; e Oxidação e Redução.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER