Pesquisar

Farmacologia e Farmacocinética: Tudo sobre o assunto aqui

representacao da farmacologia

A Farmacologia é a ciência que estuda as interações dos elementos químicos, com os diversos sistemas biológicos do corpo humano. Para uma melhor compreensão das interações farmacológicas ela é dividida didaticamente em áreas: farmacodinâmica, farmacocinética, toxicologia, farmacoepidemiologia, farmacovigilância, farmacologia clínica, farmacognosia, farmacotécnica, fitoterapia.

O que é a Farmacocinética?


A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.

Após a administração de um fármaco ocorre a absorção, que é o caminho da droga percorrido até chegar a corrente sanguínea. Cada via de administração possui características próprias. A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica. Com isso, uma porção da droga será eliminada do organismo, reduzindo assim seu efeito farmacológico.

Vale lembrar que, na via endovenosa não ocorre absorção, pois o fármaco é administrado diretamente na circulação sistêmica. Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico.

Logo após a droga começar a exercer seus efeitos, ela passa a sofrer a biotransformação (metabolização). O medicamento passa pelo fígado (principalmente), onde é biotransformado em um produto mais hidrofílico. Esse processo visa a eliminação (excreção) do fármaco pelos rins (principalmente).

De acordo com Silva (2010) as principais vias e sistemas de administração das drogas são as seguintes:



l. Oral
2. sublingual ou bucal
3. parenteral
4. tópica
5. transdérmica
6. Intraocular
7. Intrarrespiratória
8. retal
9. intravaginal
10. intrauterina
11. uretral e peniana
12. novos sistemas de administração de drogas

Porque é importante conhecer


O conhecimento dos processos farmacocinéticos é de grande importância para o profissional da área da saúde. Pois baseado nesses processos, ele poderá determinar a dosagem, a posologia e a toxicidade de determinada droga.

Afinal, esse tema estuda de forma quantitativa a utilização de uma metodologia matemática para descrever a cronologia dos processos de administração, absorção, distribuição, biotransformação e eliminação das drogas as variações no tempo dos processos de administração, absorção, distribuição, biotransformações e eliminação das drogas, de acordo com o que define, Silva (2010).

Agora que você conhece tudo sobre o assunto, inscreva-se no nosso blog, conheça os nossos cursos e continue nos acompanhando para se manter informado.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading