Antibiograma. O que é?

Antibiograma. O que é?
FARMACIA

O QUE É UM ANTIBIOGRAMA?

O antibiograma é um teste laboratorial realizado para detectar com mais precisão a bactéria a ser eliminada, dizendo em melhores palavras e mais simples, é um exame que irá verificar por meios de técnicas especificas a bactéria que esta hospedada no paciente e causando sintomas específicos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ANTIBIOGRAMA?

O antibiograma e um teste laboratorial de suma importância para auxiliar o médico a ter uma melhor direção para saber qual o medicamento correto a prescrever para o paciente, pois, com este exame ele saberá se a bactéria pesquisada está sensível ou resistente aos antimicrobianos testados no antibiograma. Com este teste, o médico tem menos chances a erros de prescrição, de não prescrever um medicamento em que a bactéria já seja resistente a este, e obtendo assim um tratamento eficiente e rápido.

EM QUE É FEITO UM ANTIBIOGRAMA?

Para inicio temos que ter o meio de cultivo que são denominados de Agar, e o Agar utilizado para a realização do teste de antibiograma é o Agar Mueller Hinton, que é adicionado à placa de Petri.

QUANTO TEMPO DEMORA A TER O RESULTADO DESSE TESTE?

O resultado deste teste pode demorar de quatro a cinco dias.

QUAIS SÃO AS AMOSTRAS QUE PODEM SER USADAS PARA REALIZAR ESTE TESTE?

As amostras que podem ser utilizadas para realização do teste são: saliva, sangue, urina, fezes, tecidos ou expectoração.

QUE RELAÇÃO TEM O ANTIBIOGRAMA COM A RESITENCIA BACTERIANA?

Já relatei no inicio um pouco sobre a resistência bacteriana, por meio de varias formas de comunicações existentes hoje todos já devem ter visto que, há casos de super bactérias, ou seja, resumindo isto, são bactérias que já estão resistentes á quase todos os antibióticos (agora denominados antimicrobianos) existentes.

No entanto, você deve estar se perguntando, mais que relação tem a resistência bacteriana com o teste de antibiograma? Respondo de forma simples essa questão, porque uma bactéria se torna tão resistente a um determinado antimicrobiano, isso ocorre porque os pacientes fazem o ato da automedicação, o médico às vezes não pede o antibiograma para verificar qual o antimicrobiano está sensível e resistente.

Por isso a resistência bacteriana tem relação com o teste de antibiograma, porque com este teste o médico tem base para evitar que passe o medicamento que a bactéria já esteja resistente e aumentando assim mais ainda a resistência desta.

VOCÊ SABIA O QUE ERA ANTIBIOGRAMA E SABIA DE SUA IMPORTÂNCIAM? 

Elias Quintão da Silva
Formado em Farmácia Generalista pela Faculdade de Quatro Marcos - FQM, de São José dos Quatro Marcos, MT - Brasil. 24 anos, Cáceres - MT, Brasil. Especialista em Estratégias e Análises na Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Pantanal - FAPAN, cursando Especialização e mestrado em Ciências Forenses. Atualmente é Coordenador e Professor do Curso de Farmácia da FAPAN.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER