Alterações Químicas Causadas por Microorganismos

Alterações Químicas Causadas por Microorganismos
FARMACIA
O desenvolvimento de microorganismos nos alimentos pode levar as alterações em sua composição química, em suas propriedades organolépticas ou ainda na sua estrutura. Este processo conhecido pelo homem desde há muito tempo recebe o nome de deterioração ou biodeterioração. Os alimentos não são os únicos a sofrerem este processo, mas outros materiais, como a madeira, o algodão, o papel e o aço também podem ser atacados.

Os casos mais comuns de biodeterioração são encontrados na produção agrícola e entre os alimentos, sendo as bactérias, os fungos, os roedores, os insetos e as doenças em vegetais os principais agentes causadores.

As alterações que podem ocorrer nos alimentos normalmente ocorrem nos componentes químicos dos alimentos. A degradação de componentes químicos ocorre ao nível de:

a) Carboidratos
b) Proteínas
c) Lipídios

Os aspectos bioquímicos das alterações causadas pelos microorganismos podem ocorrer em diferentes grupos de alimentos.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER