Exemplos de como manter a pele saudável

Exemplos de como manter a pele saudável
ESTETICA
A pele é o maior órgão do nosso corpo que cobre e protege-nos. A sua saúde e aparência são todos intimamente relacionados com o metabolismo e as funções dos vários órgãos internos, e nos alerta para possíveis mudanças no nosso corpo e deficiências nutricionais. É por isso que uma dieta adequada é essencial para a preservação deste tecido, pois é a mais afetada quando a alimentação é inadequada ou insuficiente.


Há vários fatores que prejudicam a aparência e saúde da nossa pele. Dormir mal, estresse, tabagismo, álcool e um estilo de vida sedentário refletem negativamente sobre a pele.


Um estilo de vida saudável proporciona saúde e nutrição dentro e por fora e os melhores hábitos de cuidar da nossa pele são o descanso, prática de exercícios, correta hidratação e ingestão alimentos ricos em antioxidantes que neutralizam os radicais que danificam a pele.


Em muitas ocasiões produtos excelentes para cuidar da pele, são escolhidos de acordo com o tipo de pele, mas não se observa os benefícios que esperamos. Isso ocorre porque a nutrição do nosso corpo e todos os sistemas, incluindo a pele, deve ser interna e externa. Ou seja, se a dieta diária não atende as demandas que necessitamos, a pele vai refletir isso.


Um exemplo é quando há problemas digestivos, flatulência ou constipação a pele torna-se ressecada. Portanto, se você deseja exibir e manter a pele saudável e brilhante, é preciso ter ótimos hábitos alimentares.


As recomendações são simples:

• Consuma antioxidantes
A vitamina C equivalente a 240 ml de suco de laranja por dia.
A vitamina E, coma 3 a 5 nozes ou amêndoas três vezes por semana.


O beta- caroteno, presente num copo de suco de frutas em tons de laranja e amarelo (manga, mamão e pêssego, por exemplo).


As antocianinas, presentes em vários vegetais avermelhados ou roxos, como amora, cereja, morango, mirtilo, rabanete, repolho roxo e uva roxa.


•Inclua o atum, sardinha ou salmão para a melhor saúde da pele e também a cardiovascular.

• Consuma fibras alimentares, como as presentes na aveia, ameixa, quinoa, linhaça, mamão, couve, arroz integral e maçã.


Além disso,
• Beba bastante água (mínimo 1,5 L para garantir a hidratação adequada e funcionamento digestivo).
• Faça exercícios pelo menos 3 dias por semana durante 30 minutos contínuos.
• Realize a limpeza facial adequada para seu tipo de pele.

Walisson Junio Martins da Silva
Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER