Como fazer as unhas

Como fazer as unhas
ESTETICA
Como fazer as unhas
 

            Toda mulher que é vaidosa deve ter unhas impecáveis. E, saiba que você mesma pode conseguir fazer suas unhas ficarem lindas, sem precisar gastar dinheiro e sem ter que ir ao salão em busca de uma manicure. Aprenda a fazer as unhas em casa com essas dicas maravilhosas!
 
            O primeiro passo é ter alguns produtos básicos, necessários para fazer as unhas em casa, como: 
  • Alicate ou tesourinha de unha;
  • Creme hidratante para amolecer a cutícula;
  • Espátula de cutícula;
  • Alicate de cutícula;
  • Lixa de unha;
  • Palito para limpar canto de unha;
  • Pauzinho de laranjeira para limpar o esmalte;
  • Algodão;
  • Removedor de esmalte;
  • Base para fortalecer e proteger a unha;
  • Óleo secante;
  • Esmaltes.
             Primeiramente, vamos ver como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas.
 
             Uma ótima prática é colocar pequenos pedaços de algodão umedecidos em água e colocar na pontinha de cada dedo para amolecer a cutícula. Basta deixar três minutinhos que já faz efeito e é mais higiênico que mergulhar os dedos em potes com água. Não se usa mais aqueles potes ou bacias cheios de água para deixar as mãos ou os pés mergulhados com o objetivo de amolecer a cutícula. O algodão tem o mesmo efeito e é muito mais higiênico.
 
            Outra dica é não cortar toda a cutículadas unhas, pois elas servem como proteção contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente e, quanto mais se tira, mais nasce cutícula.
      
      Para deixar a superfície das unhas uniforme, sem aquelas ondulações ou descamações, basta passar um pouco de óleo secante ou óleo de cravo (que fortalece, lubrifica e tem efeito fungicida) nas unhas - após a retirada do excesso de cutícula - e passar, levemente, a parte mais fina da lixa sobre as unhas.

            Antes do esmalte é bom caprichar na base e passá-la em torno das unhas. Passe a base uns dois milímetros no dedo. Isso facilita na remoção do excesso de esmalte.

            Quando for pintar as unhas, passe duas demãos bem finas – esmalte suficiente no pincel para colorir toda a unha. Assim você tem um melhor acabamento, mais bonito e mais parecido com a cor escolhida do esmalte. Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você limpar bem o pincel do esmalte ante de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.
 
            Falando um pouco sobre efeitos e colorações, para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.
 
            Uma receita caseira para retirar o esmalte, em especial cores escuras, para evitar que os dedos e unhas fiquem manchados, basta passar um pouco de óleo secante antes do removedor de esmaltes ou acetona. Quanto ao uso da acetona, use só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

            É muito importante manter todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto. *

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS