As Fases de nascimento, crescimento e morte do cabelo

As Fases de nascimento, crescimento e morte do cabelo
ESTETICA

Os fios de cabelo não crescem indefinidamente. Após certo período a parte inferior do folículo sofre uma mudança degenerativa, em que o segmento bulbar é quase totalmente destruído.


O cabelo cresce, em média, de 1 cm a 1,5 cm por mês, por ciclos, obedece a um renascimento planejado, onde cada fio de cabelo tem um ciclo de vida de 4 a 7 anos, aproximadamente.


Cada folículo piloso está programado para ter, em média, 25 ciclos de vida. Na papila dérmica se desenvolvem as três fases de um ciclo.

Fase Anágena
A fibra do pelo é produzida na fase anágena ou fase de crescimento ativo. Esta pode ser subdividida em proanágena (que marca a iniciação do crescimento), meságena e metanágena. Com duração que vai de três a sete anos, aproximadamente, 80% a 90% dos fios de cabelos estão nesta fase.


Fase Catágena
Um período de regressão controlada do folículo. Também chamada de fase de repouso, pois o cabelo inicia o processo de morte programada da célula e pode durar cerca de duas a três semanas e cerca de 1% dos cabelos estariam nesta fase.


Fase Telógena
Fase sem crescimento e onde o pelo perde a aderência interna, sendo facilmente arrancado. Tem duração de até quatro meses.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER