As camadas da pele e suas funções

As camadas da pele e suas funções
ESTETICA

A pele é o órgão mais importante que temos no corpo, por isso é imprescindível mantermos o cuidado com ela, uma vez que tal descuido pode trazer complicações indesejadas.

Para isso, vamos conhecer primeiramente as camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais interna.

A epiderme, a camada mais externa da pele, ela é uma camada estratificada composta por queratinócitos ou células epiteliais, mais parecidas com a estrutura de uma “parede de tijolos”. Essas células são produzidas na camada basal ou germinativa de queratinócitos, uma camada mais inferior, onde as células se dividem para que a renovação da epiderme seja feita.

Elas evoluem em direção à superfície, fazendo com que seu corpo sofra uma queratinização ou corneificação, dando origem à camada córnea, que é composta por células mortas que impermeabilizam a pele.

A camada córnea é composta por células mortas que, junto à queratina, descamam e impermeabilizam a pele, uma vez que estas são substituídas por novas células que vão para a camada basal, permitindo que a epiderme humana se renove a cada 20 ou 30 dias. Além dessas camadas da epiderme, há também os melanócitos, na qual produzem o pigmento que resulta na cor da pele e células de defesa imunológica (células de Langerhans) de cada indivíduo.

Contudo, a epiderme origina os anexos cutâneos, que são as unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. Quando os folículos pilossebáceos (pelo+glândula sebácea) e as glândulas sudoríparas abrem, elas formam os orifícios chamado poros.

As unhas são formadas pela queratina, onde as lâminas formadas têm uma consistência endurecida, com a função de proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés. Os pelos estão presentes em quase toda a superfície cutânea, menos nas palmas da mão e na sola do pé. Eles podem ser caracterizados como lagunos, são os pelos minúsculos e finos, e terminais, que são os pelos grossos e fortes.

Os cabelos têm um ciclo de renovação na qual de 70 a 100 fios caem diariamente para que mais tarde nasçam outros pelos no lugar. Essa renovação tem três fases: a anágena, que é a fase do crescimento do pelo, dura de 2 a 5 anos. A fase catágena que é a fase de interrupção do crescimento, dura três semanas; e a fase telógena, que é a fase de queda, que dura de 2 a 4 meses.

E as glândulas sudoríparas são responsáveis por produzir o suor e também são elas que regulam a temperatura corporal. Existem dois tipos dessa glândula, as écrinas, que estão por toda a parte do corpo e produzem o suor, que é eliminado na pele. E as apócrinas que estão presentes nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos, elas são responsáveis pelo odor do suor. E as glândulas sebáceas são responsáveis pela produção da oleosidade da pele, são mais presentes no rosto e no cabelo.

A outra camada da pele é a derme, que está localizada entre a epiderme e a hipoderme, sendo responsável pela resistência e elasticidade da pele. A derme é formada por tecidos conjuntivos, que são as fibras colágenas e elásticas, vasos sanguíneos e linfáticos, que irrigam e garantem a nutrição da pele, nervos e terminações nervosas, que informam ao organismo as sensações de interação com o ambiente. Estas células também participam da regeneração da pele e da renovação da fibra da derme.

A junção da epiderme e da derme é chamada de dermo-epidérmica, onde a epiderme se encontra na direção da derme, o que forma as cristas epidérmicas. As cristas epidérmicas aumentam a superfície de contato entre as duas camadas e tem como função facilitar a nutrição das células epidérmicas por meio dos vasos sanguíneos da derme. É importante lembrar que dentro desta camada, as estruturas provenientes da epiderme como os pelos, glândulas sudoríparas e as sebáceas também estão presentes.

Por fim, a última camada da pele é a hipoderme, que pode ser chamada de tecido celular subcutâneo. Ela é formada por feixes de tecido conjuntivo frouxo que une a derme de maneira pouco firme. Além disso, a hipoderme envolve as células gordurosas e permite que a pele deslize sobre os músculos, fornecendo proteção contra traumas físicos e também serve de depósito de calorias.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Cuidados Básicos com a Pele e Limpeza de Pele.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER