Teologia moral de causa e efeito: aplicada em muitas "igrejas"

Teologia moral de causa e efeito: aplicada em muitas
PEDAGOGIA
Esse tipo de teologia é muito comum entre os protestantes que às vezes erroneamente interpretam a Bíblia de forma singular, e por acharem certo, fundam igrejas por todos os lados. No antigo testamento o ensinamento aplicado era que tudo deveria ser justificado e tentavam interpretar os acontecimentos em torno do tema causa e efeito. Por meio disso, naquela época, o homem poderia julgar as situações para obter um sentindo, uma explicação.


Esse tipo de teologia se fundamenta em uma moral estabelecida entre os humanos, sendo que todo acontecimento fatal ou não fatal é resultante de um acontecimento provido de uma ordem maior, ou seja, a ordem divina. O resultado dessa desobediência seria um “castigo”, sendo assim a explicação para um pensamento primitivo de um Deus que puni o seu povo.


Segundo o Novo Testamento, Jesus ensina ao seu povo que ninguém deve julgar ninguém, que isso cabe somente a Deus, pois o homem não tem plena consciência e juízo perfeito. Não é difícil encontrar este tipo de teologia sendo aplicada atualmente, sendo que na verdade é a mais aplicada, sendo que os fiéis veem o Deus de um forma temida.


A grande diferença entre os tempos antigos e atualmente, é que na antiguidade esse era o único pensamento que existia para explicar fenômenos e acontecimentos, e hoje em dia com o crescente número de igrejas espalhadas por ai é notável o interesse financeiro de pessoas que se dizem “pastores (as)”, sendo que alguns nem sabem direito o que falam da Bíblia apenas a decoram e interpretam de forma errada.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER