O reflexo da infância e o desenvolvimento da Psicomotricidade no indivíduo

O reflexo da infância e o desenvolvimento da Psicomotricidade no indivíduo
PEDAGOGIA
O profissional de Psicomotricidade tem uma imensa missão na infância do ser. A infância, base da vida de qualquer cidadão, deve ser moldada com cautela por qualquer profissional que trabalhe na área. Todo adulto leva a sua vida como um reflexo e consequência de sua infância. Esta nela a chance de se ganhar educação e desenvolvimento psicomotor.

A psicomotricidade se da com o desenvolvimento dos movimentos do corpo, e com as forças emocionais contrarias as nossas vontades como choro, medo, felicidade. Ela vai assim se firmando como ser, e se moldando intelecto-emocionalmente. Para isso é necessário que ela vivencie diversas situações durante o seu desenvolvimento. Psicopedagogia e Psicomotricidade, ficam nas margens, nos espaços em que não podem interseccionar-se as disciplinas (FERNANDEZ, 2001) Margens entre o saber e o conhecer, entre a objetividade e a subjetividade, entre o poder e o não poder. São disciplinas que não acumulam conhecimento e, portanto, vão constantemente se constituindo, se construindo e se subjetivando na objetividade de suas práticas.

Nesse âmbito, por meio de palavra, jogos cênicos, dinâmicas e brincadeiras o profissional psicomotricista ajuda as crianças com transtornos psicomotores a desenvolverem esses aspectos que o refletirão e o auxiliaram com o social e psicológico que no futuro espera-se que cada indivíduo consiga carregar sozinho.

O corpo é ferramenta de interação. Com ele consegue-se conhecer os outros e a si mesmo. Com o trabalho da Psicomotricidade em cima dos transtornos que impedem a criança de se ter uma condição de desenvolvimento comum, espera-se que com o auxilio da afeição, movimentação corporal e administração emocional o reflexo positivo no amadurecimento sobreponha-se as dificuldades e deficiências.

Fontes:
Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (www.psicomotricidade.com.br)

O trabalho psicopedagógico à luz da psicomotricidade Flávia Teresa de Lima fevereiro/2007 - http://www.abpp.com.br/artigos/69.htm acesso em 02/05/2013

Wikipedia.com.br


Lucas de Guimarães Bais Martins
Acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Estagiário de Assessoria de Comunicação do Portal Educação.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER