A importância da Gestão da Informação

A importância da Gestão da Informação
INFORMATICA

A gestão da informação é considerada como a ação sistêmica de procurar entender as necessidades informacionais de uma organização e disponibilizá-las para a solução de problemas organizacionais. Quando gerenciados adequadamente, os dados se tornam em informações que servirão como base para as decisões empresariais.

Poucos profissionais se sentem seguros tomando ou justificando uma decisão empresarial não baseada em informações sólidas, principalmente quando as técnicas modernas de gerenciamento de dados, aliadas a hardware, software e equipe de SI treinada, podem agilizar e facilitar o acesso a essas informações. As organizações devem ser capazes de obter, organizar, analisar e interpretar os dados, para sobreviver nos mercados globais supercompetitivos. E o gerenciamento de dados é fundamental para todas as funções empresariais, como é mencionado por diversos autores da área.

A interação entre TI e organizações é muito complexa e é influenciada por uma quantidade enorme de fatores intervenientes, entre eles a estrutura da organização, os procedimentos padrão de operação, as políticas, a cultura, o ambiente que a cerca e as decisões da administração. Sendo assim, a gestão do conhecimento aumenta a capacidade da organização de aprender com seu ambiente e incorporar conhecimentos a seus processos. Refere-se ao conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento.

A TI tem papel importante na gestão do conhecimento. Desenvolver procedimentos e rotinas para otimizar a criação, o fluxo, a aprendizagem, a proteção e o compartilhamento do conhecimento na empresa agora é responsabilidade da Tecnologia da Informação, gerenciada pelo meio organizacional da empresa.

Obras consultadas:

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informações Gerenciais: administrando a empresa digital. 1ª reimpressão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

TURBAN, E.; RAINER, R. K.; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Tábata Fernandes Pereira
Bacharel em Sistemas de Informação graduada pelo Centro Universitário de Itajubá - FEPI em 2011, onde seu Trabalho de Conclusão de Curso abordou tema relacionado ao desenvolvimento de software. Atualmente é mestranda em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, onde desenvolve um projeto de pesquisa na área de gerenciamento de projetos em simulação à eventos discretos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER