Taquicardia atrial paroxística

Taquicardia atrial paroxística
ENFERMAGEM
A taquicardia atrial paroxística é uma frequência cardíaca regular e elevada, aproximadamente entre 160 a 200 batimentos por minuto, que ocorre subitamente e é desencadeada nos átrios.

Vários mecanismos podem produzir as taquicardias atriais paroxísticas. A frequência cardíaca aumentada pode ser desencadeada por um batimento atrial prematuro, que enviará um impulso através de uma via anormal até os ventrículos.

Geralmente, a elevação da frequência cardíaca inicia e cessa subitamente e pode durar desde alguns minutos até várias horas.

Muitos pacientes descrevem esse distúrbio como uma palpitação desconfortável e, geralmente, ele está associado a outros sintomas como, por exemplo, a fraqueza. Comumente, o coração é normal em outros aspectos e os episódios são mais desagradáveis do que perigosos.

Os episódios de arritmia podem ser interrompidos através de uma das várias manobras de estimulação do nervo vago com a diminuição da frequência cardíaca. Elas funcionam melhor quando iniciadas logo após a identificação da arritmia.

Essas manobras realizadas pelo médico são:


• Solicitar ao paciente que force como se estivesse no ato de evacuação;

• Massagear o pescoço do paciente imediatamente abaixo do ângulo da mandíbula, estimulando a área sensível da artéria carótida denominada seio carotídeo;

• Imergir o rosto do paciente em uma bacia com água gelada.

Porém, se estas manobras não forem eficazes, a arritmia geralmente desaparece se a pessoa for dormir. Contudo, muitos indivíduos solicitam auxílio médico para interromper o episódio. O médico pode interromper imediatamente o episódio, administrando uma dose intravenosa de verapamil ou de adenosina. Algumas vezes, essas drogas não surtem efeito e, então a cardioversão pode ser utilizada.

A prevenção desse tipo de arritmia é mais difícil do que o tratamento, mas diversos medicamentos podem ser eficazes quando utilizados isoladamente ou combinados.

Em casos raros, é necessária a destruição de uma via anormal no coração através da ablação com cateter, que é a aplicação de radiofrequência através de um cateter inserido no coração.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER