Hematologia - Como evitar a anemia ferropriva

Hematologia - Como evitar a anemia ferropriva
ENFERMAGEM

A forma mais comum de anemia estudada em hematologia é a anemia ferropriva, esse tipo de anemia está comumente associado à má absorção de ferro pelo organismo, ingestão insuficiente de ferro, hemorragias e perdas digestivas como, por exemplo, úlceras, parasitoses intestinais e câncer no aparelho digestivo.

Uma forma muito eficiente de prevenir a anemia ferropriva é adotar uma dieta equilibrada. Um ponto importante que vale destacar é que vários nutrientes estão relacionados à ausência de ferro, ou seja, não basta apenas ingerir apenas alimentos que contenham ferro e sim alimentos com nutrientes variados que ajudem no bom funcionamento do organismo como um todo.

Construindo uma alimentação saudável
O ferro é o nutriente mais determinante no combate a anemia ferropriva, a sua deficiência prejudica a formação de hemoglobina, o ferro absorvido pelo organismo é dividido em dois tipos: ferro heme que é absorvido mais facilmente pelo organismo, e o não heme, que é absorvido em menor quantidade. As melhores fontes de ferro heme são o fígado, carne vermelha, aves, peixes, moluscos (em especial as ostras) e vísceras em geral. As melhores fontes de ferro não heme são leguminosas, verduras, nozes, feijões e sementes em geral.

Outros alimentos também são igualmente importantes pelo caráter coadjuvante na absorção do ferro pelo organismo, entre eles podemos citar a vitamina A, presente em alimentos como a cenoura, rúcula e vísceras. O ácido fólico pode ser encontrado em alimentos como ovos, fígado e gérmen de trigo. A vitamina B12 pode ser encontrada em vísceras, carnes, ovos, queijo e demais derivados do leite. Ainda podemos citar a vitamina C, cobre e zinco, que podem ser encontrados em frutas, legumes frutos do mar e sementes em geral.

Se você já possui anemia procure consultar-se com um médico, com os avanços na área de hematologia ficou mais fácil diagnosticar e tratar anemias em geral, uma alimentação balanceada pode curar uma anemia de pouca intensidade, mas em estágios avançados é sempre recomendada a adoção de suplementos para complementar a dieta, procure evitar o consumo de cálcio e fibras enquanto está em um quadro de anemia, pois esses inibem a absorção de ferro pelo organismo. Seguindo essas dicas as doenças passarão longe de você.

Gustavo Paiva Aires
Publicitário
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER