Formação Nodular

Formação Nodular
ENFERMAGEM
A formação nodular ou os nódulos como geralmente chamamos, é uma formação sólida que, na maioria das vezes, é benigna, mas pode ser maligna dependendo do órgão acometido e das circunstâncias de desenvolvimento do nódulo.

Pode ocorrer em qualquer órgão do corpo humano, como por exemplo, nas mamas, rins, fígado, testículos, tireoide dentre outros. A sua importância dependerá da localização, tamanho, forma e a repercussão que está causando no organismo do paciente.

O diagnóstico da formação nodular é importante para definição do tratamento e muitas vezes são necessárias a realização de biópsia deste nódulo, para que se tenha o se tenha as características celulares, favorecendo o tratamento.

Com base nas características celulares da formação nodular, do órgão acometido, da localização, o médico definirá o tratamento, que pode ser cirúrgico ou clínico, dependendo também da história pregressa do paciente.

Alisson Daniel Fernandes da Silva
Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER