Enfermagem do trabalho

Enfermagem do trabalho
ENFERMAGEM
Segundo Carvalho (2001) a Saúde Pública  é a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde física e mental por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população.

A enfermagem do trabalho é um ramo da enfermagem de Saúde Pública e, como tal, utiliza os mesmos métodos e técnicas empregados na Saúde Pública visando a promoção da saúde do trabalhador, proteção contra os riscos decorrentes de suas atividades laborais; proteção contra agentes químicos, físicos, biológicos e psicossociais, manutenção de sua saúde no mais alto grau do bem-estar físico e mental e recuperação de lesões, doenças ocupacionais ou não-ocupacionais e sua reabilitação para o trabalho.

A enfermagem profissional surgiu na Inglaterra no século XIX. No Brasil a primeira escola de enfermagem foi criada em 1890 no Hospício de Pedro II, atualmente a UNI-RIO. O exercício de enfermagem no Brasil foi regulamentado em 1931.

Em 1959 aconteceu uma Conferência Internacional do Trabalho  e, nesta, houve a recomendação de número 112 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que conceituou a Medicina do Trabalho, mas limitando-se à intervenção médica.

Em 1963 foi incluído nos cursos médicos o ensino de medicina do trabalho.

Logo em seguida, em 1964, a Escola de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ) inclui a disciplina de saúde ocupacional no curso de graduação.

O auxiliar de enfermagem do trabalho foi incluído na equipe de saúde ocupacional em 1972 pela portaria nº 3.237 do Ministério do Trabalho.

Em 1973 criou-se o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

O primeiro curso de especialização para enfermeiros do trabalho  aconteceu em 1974 no Rio de Janeiro.

A inclusão do enfermeiro do trabalho na equipe de saúde ocupacional aconteceu por meio da portaria nº 3.460 do Ministério do Trabalho, em 1975. Neste mesmo ano criou-se o Código de Deontologia de Enfermagem e, no ano seguinte, criou-se no Rio Grande do Sul o primeiro Sindicato de Enfermagem.

Como vemos, a história da enfermagem do trabalho no Brasil é bastante recente. Inicialmente a assistência de enfermagem do trabalho era vista mais como atendimento emergencial na empresa, o que não a valorizava muito. Contudo, o espaço para o desempenho profissional, principalmente do enfermeiro do trabalho está se ampliando a cada dia, seja na assistência direta aos trabalhadores e familiares ou no desempenho de funções administrativas, educacionais, de integração ou de pesquisa.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER