Cirrose Hepática

Cirrose Hepática
ENFERMAGEM
A cirrose é uma doença do fígado, sendo caracterizado quando nódulos e fibrose substituem o tecido hepático, bloqueando a circulação sanguínea. Basicamente, ocorre à cicatrização do fígado, suas células saudáveis morrem e o fígado para exercer suas funções normais como: produzir proteínas, metabolizar o colesterol, auxiliar na manutenção de açúcar no sangue, etc.

Quanto mais células mortas, maior a insuficiência hepática. O fígado é um órgão que não conseguimos sobreviver sem.

Sintomas
Como a parte saudável do fígado consegue compensar a parte danificada é muito difícil identificar a cirrose no começo, seus sintomas demoram muito para se manifestar. Os sintomas que podem se manifestar em uma fase mais tardia da doença são: náusea, vômito, dor abdominal, desnutrição, hematomas, aranha vasculares, sangramento de mucosas (gengivas), fígado aumentado, olhos e pele amarela (icterícia), barriga-d’água (ascite), hemorragias digestivas e encefalopatia hepática.

Causas
A cirrose é um quadro causado pelo desenvolvimento de várias doenças diferentes. O alcoolismo pode levar a cirrose alcoólica, o consumo diário de álcool por anos, eventualmente causa a doença. Hepatites virais, principalmente B e C, também podem levar a cirrose. A hepatite autoimune, e uma doença em que o próprio organismo produz anticorpos contra o fígado. Esteatose hepática não alcoólico causada por obesidade, diabetes, etc. Essas e outras doenças causam lesões no fígado podendo leva a cirrose.

Tratamento

A cirrose é irreversível, tratada somente pelo transplante. Por isso é necessário diagnosticar o mais cedo possível, para primeiramente combater o agente causador, como álcool, drogas ou o vírus. Se a doença for identificada antes de se transformar em cirrose, o fígado pode se recuperar, visto que tem a capacidade de regeneração.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER