Poesia no ensino médio e seu estudo nos dias atuais

Poesia no ensino médio e seu estudo nos dias atuais
ENEM
Ao falar em poesia logo pensamos em palavras bonitas, em versos que emocionam, que encantam corações, que concordam com a alma dos apaixonados e que embalam as grandes histórias de amor. Mas o que de fato seria a poesia?

A poesia são sentimentos do coração, daquilo que guardamos de bom ou de ruim, são os pensamentos soltos traduzidos em palavras, é a alma do homem que chora, é a melancolia se transformando em versos simples.

Grandes nomes da literatura brasileira como Carlos Drumond, Castros Alves, José de Alencar, Henriqueta Lisboa, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e dentre outros, são nomes que marcaram não só a literatura, mas também os corações de diversas pessoas com seus versos e poesias. Hoje esses autores estão apenas em páginas de livros antigos e são poucos estudados nas escolas, principalmente no ensino médio.

A poesia no ensino médio nos dias atuais é aplicada na disciplina de literatura, onde os professores abordam temas sobre a vida dos autores, períodos literários, e as três gerações do Romantismo brasileiro e a forma que cada escritor dentro de sua geração contribui com suas poesias. Poucos são os professores que se aprofundam dentro dessas obras, que incentivam o aluno a conhecer e a tomar gosto pela poesia.

Levar a poesia no ensino médio, não é apenas abrir um livro com um tanto de palavras bonitas e pedir para o aluno ler em voz alta, mas sim explicar a ele o significado de cada palavra, de cada frase, de cada verso, faze-lo entender qual o sentimento que o autor tentava passar para o seu público e incentiva-lo a também produzir suas próprias poesias.

Das tantas escolas estaduais, municipais e particulares espalhada por todo o país, poucas são as que incentivam seus alunos a lerem e a escreverem poemas e poesias. Mas como incentivar esses alunos?

Apesar de vivermos em um mundo modernizado e informatizado, os alunos podem ler livros antigos, encenar peças teatrais baseadas em obras poéticas de autores renomados, participar de eventos culturais ou de concursos que são voltados para a poesia. Essas atividades certamente desencadearão um desejo a mais pela leitura de poemas e poesias.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER