Sistema respiratório dos equinos: Epistaxe

Sistema respiratório dos equinos: Epistaxe
VETERINARIA
A epistaxe, ou ainda rinorragia, basicamente significa a saída de quantidade variável de sangue por meio das narinas, podendo ser uni ou bilateral, constitui sempre um acontecimento secundário a qualquer processo traumático das vias aéreas “superiores” ou decorrente de uma afecção, previamente estabelecida, nas vias aéreas “inferiores”.

As causas mais comuns da epistaxe são as lesões traumáticas sobre a cavidade nasal e as fraturas de ossos nasais, seguida pela hemorragia causada pela passagem mal conduzida de sonda nasogástrica, ou em cavalos com fragilidade vascular decorrente de endotoxemia. Menos frequentes são as epistaxes provenientes de processos de ulceração micótica dos vasos sanguíneos das bolsas guturais, e de lesões da laringe e da traqueia.

A epistaxe ainda pode ser associada a doenças respiratórias agudas, principalmente as virais, doenças respiratórias crônicas, como broncopneumonia crônica e enfizema alveolar, ou mesmo em presença de lesões pulmonares abscedantes.

No quadro clínico, o cavalo apresenta desconforto, hiperapneia e taquicardia, às vezes, um ruído estertoroso pode ser audível durante a expiração quando o volume de sangue é relativamente pequeno.

O diagnóstico deve levar em conta as possibilidades etiológicas da epistaxe. A aplicação de compressas frias e bolsas de gelo produzem resultados satisfatórios quando o sangramento for oriundo da região nasal.

Nas epistaxes provenientes de problemas das vias aéreas inferiores, o exame clínico minucioso deve revelar a origem do processo.

No caso de epistaxes pós-exercício, referida como hemorragia pulmonar (alveolar) pós-exercício, em razão da etiopatogenia pouco esclarecida, muitos esquemas terapêuticos são utilizados, quase todos com poucos resultados práticos.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER