Postura pessoal e profissional

Postura pessoal e profissional
INICIACAO-PROFISSIONAL
"Se você não se conhece e não conhece o inimigo, perderá todas as batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você se conhece e conhece o inimigo, não precisa temer o resultado de cem batalhas". (Sun Tzu)

A imagem pessoal e a postura profissional tornaram-se aspectos que contribuem para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Investir na imagem pessoal é uma estratégia vital para qualquer profissional que queira entrar e permanecer no mercado de trabalho. Atualmente, mais do que nunca os mercados de trabalho requerem que os profissionais tenham uma atitude adequada ao nível interno e externo à empresa. Para qualquer área de atuação, será o grande desafio do profissional, saber comportar-se adequadamente e ter um comportamento compatível com as regras e valores da empresa.

A prática de boas maneiras, tanto na vida pessoal como profissional, representa uma vantagem para o sucesso, o que explica o grande interesse pelo assunto por parte daqueles que desejam ser bem-sucedidos na vida. E cultivar essa postura garante-lhe bons frutos.
As regras de boas maneiras não foram feitas para serem praticadas somente em reuniões sociais. Elas têm de encontrar espaço propício também no ambiente profissional e até mesmo pessoal. O respeito das pessoas deve ser uma constante, pois somente através dele é que o trabalho coletivo pode chegar a um bom termo.

Cristiane Nicolak nos dá algumas dicas para uma boa postura no ambiente profissional. Segundo ele, deve-se manter um comportamento com todas as pessoas, independente de cargo ou posição social. Seja cordial, fale e haja com toda sinceridade. A pessoa deve cuidar da aparência, manter a postura, jamais discutir com o colega, e se isso acontecer, nunca na frente dos demais companheiros de trabalho, até mesmo para evitar qualquer tipo de constrangimento entre ambas as partes. Não reclamar da função, salário ou de qualquer assunto para quem não for de competência. Sorria. Chame as pessoas pelo nome, seja amigo e prestativo, etc.

“Uma atitude positiva pode não resolver todos seus problemas, mas vai incomodar pessoas suficientes para fazer valer a pena o esforço". (ALBRIGHT, Herm. 1876 – 1944)
Sua atitude determina como as pessoas olham você e retrata como você olha o mundo. A mudança de atitude, de decidir ser alegre, fará com que as pessoas se sintam atraídas por você. Não é preciso nem dizer o que acontecerá, se você decidir ser uma pessoa triste o tempo todo. Aprendi há muito tempo que eu poderia escolher mudar a minha atitude, ser uma pessoa positiva e feliz, independentemente das circunstâncias ao meu redor, ou optar por uma atitude ruim em que eu estaria destinada a ter dias péssimos.

Não dê chance às pessoas ou às circunstâncias para arruinarem seu dia. Você é que tem o poder de transformar o seu dia por sua atitude positiva e não os outros. Não saia da cama antes de declarar em voz alta que você vai ter um dia fantástico! Isso pode soar muito bobo, mas tente falar alto e agir positivamente. Você acabou de preparar o palco do seu dia com base no que está sentindo.

Como não podemos ver a forma como uma pessoa está pensando, a atitude é inferida a partir de comportamento. Uma atitude positiva é baseada em crenças e estas afirmam nosso valor e valor como pessoa. Sua atitude não pode e não vai mudar sem uma mudança nos valores e nas crenças que lhes dão suporte. Então, tudo começa com atitudes, valores e crenças.

Há um lado emocional da vida organizada e habilidades da organização pessoal. Se você desenvolver com mais clareza suas ideias, valores e crenças tão necessárias para se organizar, terá melhor chance de controlar sua vida. Você estrutura a sua vida em torno das próprias convicções, sejam elas em afirmar crenças ou distorções cognitivas. Vamos organizar nosso dia com atitudes positivas para fazer com que você se sinta melhor.

“As pessoas podem fazer um monte de coisas para se sentirem bem, mas no fim das contas, o modo como nos sentimos em relação a nós mesmos é resultado do direito do que nós fazemos e do que nós pensamos. A verdadeira autoestima é o respeito que temos por nós mesmos.” (Hal Urban)

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER