Pós-operatório: o que é?

Pós-operatório: o que é?
MEDICINA
Pós-operatório é um período que tem como objetivo observar e assistir a recuperação de um paciente que acabou de sair de um processo cirúrgico. A equipe responsável por cuidar desses pacientes tem como responsabilidade dar toda a assistência necessária, como por exemplo, medicamentos, fazer curativos, prevenir as complicações pós-operatórias e dentre outras.

O pós-operatório inicia-se com os períodos pós-anestésicos e pós-operatórios imediatos, período esses onde o paciente ainda está se recuperando dos efeitos anestésicos. Além desses dois períodos também existe o período pós-operatório tardio, que é o tempo de cicatrização e prevenção das complicações, nessa etapa a recuperação pode durar semanas ou meses após a cirurgia.

O período cirúrgico é dividido em três etapas importantes: a pré-operatória, intraoperatória e pós-operatória. Na etapa pós-operatória é onde a equipe de enfermagem se dedica ao máximo para proporcionar ao paciente a sua recuperação para que o mesmo tenha alta e volte ao retorno de suas atividades cotidianas.

Caso o paciente demonstre uma recuperação satisfatória durante seu período pós-operatório, caberá à equipe juntamente com o médico, lhe transferir para um quarto a parte ou dependendo de suas condições, liberá-lo para sua casa. Mas mesmo sendo liberado, o paciente deverá seguir todas as recomendações médicas, para que o mesmo não venha sofrer futuras consequências e retornar ao hospital.

Fonte:
www.hospvirt.org.br

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER