O Que É Sorte?

O Que É Sorte?
COTIDIANO
O termo e o conceito de sorte de acordo com o dicionário Aurélio, é a maneira de decidir qualquer coisa por acaso, por meio de sorteio, bilhete ou senha com a declaração do prêmio que se ganhou em jogos de azar.

Para os estudiosos, sorte é consequência da necessidade do ser humano em categorizar, isolar e nomear um conjunto de sentimentos, sensações e ideias a fim de ser aprendido, trabalhado e utilizado simbolicamente. Isso significa que a sorte não existe no mundo real, mas você pode ter sua presença em objetos investidos de poder de acordo com a crença popular, como o trevo de quatro folhas por exemplo.

Sorte é quase sinônimo de destino, que manipulada por forças sobrenaturais, divide-se entre má sorte e boa sorte. Dessa forma, o destino e a sorte muitas vezes estão ligados entre si. A combinação desses itens torna-se perfeita para que você acredite que é possível algo tão difícil; que as forças originárias à muitas situações vêm da realidade ou do imaginário, tanto metafísico, quanto místico ou divino, tornando uma dedução não do termo lexicografado, mas da crença popular.

Em muitas culturas a sorte é vista como algo obtido por meio de artifícios mágicos, como por exemplo, ferraduras de cavalo, trevos de quatro folhas, amuletos, talismãs, entre outros. Ou seja, é possível à sorte ter significados distintos e variados, uma vez que, para cada tipo de cultura e povos existentes no mundo, o significado de sorte é diferente.

A questão da sorte em jogos como os da loteria servem de inspiração para a matemática. Na França, nos tempos em que a primeira forma de loteria surgiu, teve início a teoria da probabilidade, que por meio dos estudos do francês Blaise Pascal, tornaram-se possíveis as previsões racionais dos resultados que se queriam descobrir.

Analisando esse cenário, é possível concluir que a sorte e o destino estão entrelaçados. Muitos acreditam nas intervenções de forças maiores, afetadas ou não pela atuação dos seres humanos, através da utilização de simpatias, superstições, rezas ou orações, por exemplo. Até mesmo a matemática tendo sua parcela de participação e contribuição a fim de fazer com que a sorte seja empregada.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER