O que é o serviço à inglesa?

O que é o serviço à inglesa?
COTIDIANO
Há dois tipos de serviço à Inglesa.

Serviço à Inglesa Direto

O garçom se aproxima pela esquerda de cada comensal segurando a travessa com a mão esquerda e serve o prato com a outra mão.

Serviço à Inglesa Indireto

O garçom põe ao lado da mesa uma mesinha auxiliar, chamada guéridon. Ao trazer as travessas da cozinha, as apoia no guéridon. Em seguida, retira o prato de cada comensal, serve o prato no guéridon e retorna o prato para o comensal.

Serviço à francesa/diplomata

Nesta modalidade, o garçom apresenta as travessas pela esquerda de cada convidado, com os talheres de serviço voltados para o mesmo, para que este se sirva sozinho.

Segundo Pacheco, “trata-se de um tipo de serviço bem adaptado ao espírito independente do povo francês, usado em pequenos banquetes, muito requintados, ou em jantares de gala, em casas de família que contam com serviço de garçons ou mordomos.”
É um serviço lento e por isso exige, no mínimo, um garçom para cada seis convidados.

Enquanto convidado, a dica para não fazer feio é nunca encher demais o prato. Aliás, essa dica serve para qualquer tipo de serviço, afinal um prato abarrotado de comida nunca é fino.

Serviço à americana/Buffet/Self-Service


O serviço à americana consiste em o comensal se servir em uma mesa onde estão expostos todos os pratos (buffet) e se encaminhar com seu prato pronto a algum lugar confortável para comer.

Nesse tipo de serviço, o garçom limita-se ao serviço de bebidas. É a modalidade mais indicada para atender a um grande número de pessoas e realizar reuniões não muito formais ou, ainda, para locais onde não há lugar à mesa para todos os convidados. Por isso, do comensal, o serviço à americana exige um pouco de habilidade para comer sem o apoio de uma mesa.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER