O Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto
ADMINISTRACAO
O chamado Princípio de Pareto se aplica à maioria das pessoas e empresas e nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente conforme as prioridades corretas.

O Princípio de Pareto afirma que existe um forte desequilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados. Afirma também que, de uma maneira genérica 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contrapartida, a maior parte das ações leva a menor parte dos resultados. A seguir alguns fatos que ilustram o Princípio de Pareto:
• 80% do total de vendas estão relacionados com 20% dos produtos;
• 80% dos lucros estão relacionados com 20% dos clientes;
• 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas;
• 80% dos usuários de computador usam apenas 20% dos recursos disponíveis;
• 80% do tempo usamos 20% de nossas roupas;
• 80% das pessoas preferem 20% dos sabores ou cores disponíveis;
• 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.

Os resultados que obtemos e os objetivos que alcançamos, estão relacionadas única e exclusivamente às nossas ações. Ninguém é responsável pela nossa felicidade ou por nossas frustrações, e é por isso que não temos o direito de transferir esta responsabilidade para outras pessoas.

Todos nós temos sonhos e gostaríamos de transformá-los em realidade. Para isto é preciso muito trabalho, esforço e dedicação, e neste sentido conhecer o Princípio de Pareto pode ser muito valioso.

Pare um momento! Identifique claramente por escrito, quais são os seus objetivos de vida. Aqui não cabe questionar se os seus objetivos são corretos ou não. Quais são os seus objetivos? Se realizar profissionalmente? Estar bem financeiramente? Ser um profissional respeitado e admirado? Trabalhar para um mundo mais humano e solidário? Combater as drogas? Enfim, identifique claramente, quais são os seus objetivos de vida.

Para a concretização de seus objetivos você necessitará de tempo disponível, então uma forma de utilizá-lo a seu favor é começar sabendo para onde vai. Ninguém é capaz de atingir seus objetivos se não for capaz de visualizá-los claramente e identificar as ações necessárias, afinal não adianta ter pressa se você estiver no caminho errado. E você somente saberá se está no caminho correto se souber para onde está indo.

Seus valores dominantes, descritos no final do módulo anterior estarão relacionados diretamente com a realização de seus objetivos, pois eles serão o ponto de partida, a base para todas as suas tomadas de decisão. Por isso é importante ter bem claro no que vai embasar suas ações e então nos momentos de dificuldade saberá “o que” fazer.

Identificando seus objetivos, você tem a obrigação de focar os seus esforços e o seu precioso tempo nas ações que estejam alinhadas com estes objetivos. O tempo é escasso para todo mundo, mas para isso vamos aprender a administrá-lo melhor.

Precisamos conciliar trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional, família, amigos e tantas outras coisas, e é provável que a maioria dos resultados que obtemos (talvez 80%), esteja relacionado com uma pequena parcela de nossas ações (quem sabe 20%). Assim podemos utilizar o Princípio de Pareto para priorizar o uso do nosso tempo, nos dedicando mais àquelas ações que geram a maioria dos resultados. É muito importante lembrar que os resultados desejados estão relacionados com os objetivos pessoais que cada um estabelece para sim mesmo.

Se tiver que optar entre executar uma ou outra ação, considere a ação que estiver mais alinhada com os seus objetivos pessoais. Sempre que estiver desanimado, sem motivação, lembre-se dos seus objetivos, imagine o momento em que você consegue realizá-los e a felicidade por ter conseguido.

O Princípio de Pareto deve ser utilizado para concentrar-se mais nas ações que irão gerar os resultados desejados. Nunca se deixe levar pelos objetivos de outras pessoas, não deixe que ninguém conduza a sua vida. Lembre-se: você é o único responsável pela sua vida. Se você consegue vencer o mérito é todo seu; se não consegue também, assim reorganize-se:
• Defina seus objetivos e estabeleça prioridades;
• Defina as ações (metas) e tempo (prazo) para realizá-las;
• Não perca tempo com pormenores e ações circunstanciais;
• Aprenda a dizer não às tarefas que não são de sua responsabilidade;
• Aprenda a delegar, confiando na capacidade do outro;
• Desenvolva métodos eficazes no trabalho, analisando o que é feito do seu dia.


Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER