O desenvolvimento da Carreira

O desenvolvimento da Carreira
INICIACAO-PROFISSIONAL
O desenvolvimento da carreira de um indivíduo se dá a partir de suas decisões e escolhas. Esta decisão de carreira é entendida atualmente, não só como uma responsabilidade individual, mas também como uma competência.

Sim, como competência para comprometer-se consigo mesmo, a ponto de vivenciar o processo de escolha, tomar suas decisões e mobilizar seus recursos internos e externos para a direção que resolveu tomar.

Ao trabalhar com as questões relacionadas ao planejamento de carreira e ao seu desenvolvimento profissional você estará lidando com questões muito pessoais, internas e referentes à sua identidade ocupacional e isto lhe trará a clareza dos seus objetivos, interesses e competências.

Estas decisões são extremamente importantes, pois não se encerram apenas na delimitação de uma área dentro da sua profissão, mas abarcam também as escolhas que deve fazer para planejar e implantar seu projeto.

Por sua vez, como já dito anteriormente e não custa reafirmarmos novamente, estas decisões devem também levar em conta as expectativas de futuro e a situação e tendências do mercado de trabalho e do mercado de recursos humanos.

Este interesse por processos de coaching e Cursos de gestão de carreira é decorrente não só das mudanças no conceito de carreira e do recente foco no seu desenvolvimento, mas também das transformações ocorridas nas empresas, das mutações no sistema econômico, das mudanças no significado do trabalho e nas transformações no relacionamento da organização com seus colaboradores.

Anteriormente acreditava-se que o trabalhador tivesse “empregabilidade” para se manter numa única empresa até a sua aposentadoria. Portanto, não precisava se preocupar com sua carreira, pois isto seria mais preocupação da empresa.

Atualmente, a expectativa é que o trabalhador se mantenha ativo e trabalhando até a sua aposentadoria, mas não na mesma empresa. Espera-se que ele se desenvolva constantemente para acrescentar novas competências e adequar as suas as exigências do mercado. Isto é, sua carreira passa a ser preocupação sua para manter-se no mercado de trabalho.

As empresas também adotam certa dose de preocupação com a carreira de seus trabalhadores, quando se preocupam em reter seus talentos, mas via de regra, isto deve ser objeto de preocupação do profissional.

Assim, diante de sua própria história pessoal, da sua trajetória profissional, do crescente fluxo de informações, das inovações tecnológicas, das exigências cada vez maiores do mercado de trabalho, espera-se que você tenha condições de fazer escolhas adequadas à sua carreira. Isto é o que chamamos aqui de desenvolvimento de carreira.

Este desenvolvimento se iniciou bem anteriormente na sua vida, mas a partir de agora, você poderá planejá-lo e direcioná-lo com maior entendimento do que está em jogo e do que deve ser considerado em suas escolhas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER