O ato de aprender

O ato de aprender
PEDAGOGIA
Quero convidá-los par refletir, analisar e tentar entender as diversas formas de aprendizagem e crescimento(...)


Aprender no dicionário significa adquirir o conhecimento de, ficar sabendo, instruir-se e, isso é válido para todas as situações de nossas vidas. Não escrevo aqui somente para o ato de aprender um conteúdo específico e/ou geral e, sim, em aprender a ser mais humilde, em ver um mundo mais sustentável, menos poluído de pensamos ruins e até mesmo da poluição real que vemos e sentimos em nosso corpo físico.


A aprendizagem é um processo provocado por diversas situações, por mudanças de comportamento e através de experiências construída por fatores emocionais, relacionais e ambientais. No campo da vida e da educação, tem como finalidade ajudar a desenvolvermos nossas capacidades, tornando-nos aptos a estabelecer uma relação pessoal com o meio em que vivemos. A aprendizagem está inevitavelmente ligada à nossa história, a história do homem, à sua construção enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações.


Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. O comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Seu ponto central é a estrutura cognitiva do sujeito, onde mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova, referente ao mundo exterior, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.


De acordo com a Teoria de Aprendizagem Construtivista, todos os indivíduos constroem a própria concepção do mundo em que vive, a partir de suas próprias experiências, gerando novos modelos mentais e acomodando-as as experiências atuais.


Podemos analisar e observar diversas formas de aprendizagem, principalmente pelo fato de muitas terem como foco o indivíduo na busca da construção do conhecimento. Dentro de um contexto significativo a aprendizagem mais profunda e transformadora só é possível com o envolvimento do ser humano em todas as suas dimensões.


Reforço à importância de analisarmos indivíduo a indivíduo, visto o processo de aprendizagem ser único e diferente de pessoa para pessoa. Este processo depende muito das experiências já vividas e da construção pessoal, a qual se manifesta através de mudanças em seu comportamento. Todo este processo é visto como um ciclo contínuo e está ligado diretamente as diferentes ações e estímulos que irão auxiliar o indivíduo a desenvolver seu conhecimento.


De qualquer maneira é impossível imaginar uma aprendizagem que ocorra sem múltiplas interações, intervenções e mudanças internas e externas.


O vídeo abaixo representa claramente estas questões: http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI


Abraços pedagógicos a todos!

Hojana Mári Ianeselli Pavani
Um simples aperto de mão pode dizer muita coisa sobre uma pessoa; principalmente se este for forte e sincero. Como não é possível causar esta primeira impressão pessoalmente, usarei este analogia para me apresentar. Gosto de aperto de mão forte, sincero e olho no olho. Procuro sempre ser clara e objetiva, trabalhar em equipe e valorizar o lado positivo das pessoas.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER