Modelo de informativo para visitas em UTI Geral

Modelo de informativo para visitas em UTI Geral
ENFERMAGEM
O que é a UTI Geral?

A UTI Geral é uma Unidade de Tratamento Intensivo para vários tipos de pacientes: pacientes com doenças graves, poli traumatizados, em pós operatório de cirurgias especiais ou procedimentos, com potencial risco de vida nas próximas horas. Em outras palavras, é um lugar onde o paciente é cuidado todos os minutos, 24 horas por dia. Um lugar onde vários equipamentos (máquinas), muitas vezes são necessários para ajudar a manter a vida ou prevenir complicações mortais. É um local onde todos os esforços são feitos, por uma equipe de pessoas especializadas e treinadas, para que o paciente melhore. É um lugar onde se luta pela vida.

Quem é o médico do paciente na UTI?

Quando um paciente é internado no Hospital, ele tem um ou mais médicos responsáveis por ele. Os médicos da UTI cuidam – no quando estiver em estado crítico, sempre em conjunto com o médico (ou médicos) por quem foi internado.

Como um paciente é tratado na UTI geral?

É tratado por médicos e enfermagem especializados em pacientes que utilizam equipamentos, muitos medicamentos e monitoragens de diversos tipos. Com controles laboratoriais, Raio X, Ecografias, Tomografias, Arteriografias, Endoscopia Digestiva e Broncoscopia realizados mais amiúde e quando necessários. Dietas alimentares especiais, e muito mais. São aspirados de suas secreções broncopulmonares, trocados curativos, mudados de lado (decúbito), limpados e higienizados de suas secreções, dia e noite. E, principalmente tratados como seres humanos.

Quem pode entrar na UTI Geral?

Somente os parentes mais próximos. Pais, filhos, marido e mulher. Por que tão poucos? Porque um hospital deve manter rigoroso controle de infecção, dessa forma, a circulação na UTI Geral é limitada. Por que as informações dadas a uma mesma pessoa não tem sempre a mesma verdade? Diferentes parentes ouvem de maneiras diferentes.

Recomenda-se que crianças (menores de 12 anos) não entrem na UTI enquanto o parente não estiver lúcido. Deve entrar 2 parentes até a porta da UTI, porém um só entra na UTI, a não ser que o visitante seja idoso ou menor de idade e necessite de amparo. Podem entrar religiosos (identificados na Capelania) para confortar e orar pelos pacientes, se solicitado pelas famílias.

Quando visitar seu paciente na UTI Geral?

Horário: ex: 09h00min hora (todos os dias). Dois parentes podem aguardar orientação para entrar. A critério da equipe multidisciplinar ou mesmo por normas hospitalares, poderá ser permitido outra visita no horário da tarde, ex: 18:00 horas. O tempo de permanência da visita deverá ser no máximo de 30 minutos, salvo exceções quanto às intercorrências possíveis de acontecer, onde deverá ser suspensa a visita O que pode ser levado para a UTI Geral?

Objetos pessoais, jóias, dinheiro, etc., não podem permanecer com o paciente na UTI. Se seu paciente portava alguma coisa de valor, procure se informar durante o dia com a enfermeira – chefe ou o setor de internação.

Algumas coisas são pessoais como escova de dentes, tipo de pasta dental, desodorantes, sabonetes e poderão ser levados para o paciente. Mesmo que seu paciente esteja desacordado (em coma) terá seus dentes escovados, banho,etc.

O que fazer quando estiver visitando?

Deve–se colocar o avental e lavar as mãos ao entrar na UTI Geral. O seu parente poderá estar com a resistência do organismo prejudicada pela doença e alguns germes que você leva consigo podem complicar seu estado de saúde. Deve – se lavar as mãos após visitar seu parente, pois ele pode estar com alguns germes que estão em tratamento, mas você não. Você poderá segurar a mão do seu parente e conversar com ele, mesmo que esteja desacordado.

Como receber notícias de um paciente internado na UTI Geral?

Nunca pelo telefone. Sempre pessoalmente no horário de visitas. Se houver piora do quadro clínico do paciente, na maioria das vezes, os familiares são comunicados via telefone (vir para o hospital, etc) ou as informações são fornecidas no horário de visitas.

Quando seu parente é internado na UTI Geral, o médico desta unidade lhe dará informações a respeito da gravidade da doença e de como visitá – lo. Outras informações diárias serão dadas pessoalmente pelo médico da UTI e pela enfermeira chefe aos familiares, no horário de visitas. Os médicos ou o Serviço Social poderão entrar em contato com os parenytes em caso de piora do estado de saúde do paciente.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER