História da Psiquiatria

História da Psiquiatria
MEDICINA

Todos nós sabemos o quanto a saúde mental é importante para que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida. O atendimento em psiquiatria se faz necessário no âmbito de saúde pública e também nos planos de saúde.



Assim como todas as ciências a psiquiatria também passou por uma trajetória histórica de modo que pudesse alcançar o status e a importância que tem hoje. Alguns livros trazem que até o século XVI, os hospitais não possuíam finalidade médica, nos países europeus. Eram na verdade instituições destinadas a abrigar aquelas pessoas excluídas da sociedade e entre eles estariam os doentes mentais ou loucos como eram chamados na época.



Durante a Revolução Francesa um médico tomou a direção do hospital e começou a separar os diferentes doentes em categorias, a partir daí surgiram os hospitais psiquiátricos ou manicômios. No Brasil o atendimento aos doentes psiquiátricos era feito pela Irmandade da Misericórdia ficando por conta da Santa Casa até a Proclamação da República.

Denise Marcon Gazal
Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER