Habilidades para Lidar com Pessoas

Habilidades para Lidar com Pessoas
RECURSOS-HUMANOS
O que as pessoas esperam de você?

“Pergunte aos executivos bem-sucedidos qual é a característica mais desejável em cargos de liderança e eles dirão que é a capacidade de trabalhar com outras pessoas. Pergunte aos empreendedores o que separa o sucesso do fracasso e eles dirão que é a habilidade com relacionamentos. Sente-se com professores e comerciantes, gerentes de lojas e pequenos empresários e eles dirão que a capacidade de lidar com pessoas faz a diferença entre aqueles que se destacam e os que ficam na mediocridade. É uma habilidade de valores incalculável. Não importa o que você queira fazer, se não é capaz de alcançar o sucesso junto com outras pessoas, então não alcançará nunca!”

Se você nunca ouviu falar em John C. Maxwell saiba que é uma autoridade em liderança. Executivos, pastores, treinadores, líderes de um modo geral pagam por suas consultorias em liderança, que se resumem em uma simples frase: “Um líder é aquele que possui seguidores, que as pessoas o seguem em qualquer direção”. Parece mágico? Autoajuda? Mas não é, na verdade é trato com as pessoas.

Caso 1:

Carla era uma vendedora de competência sobressalente. Entendia de todos os processos e tecnicamente dominava o conhecimento de todos os produtos da empresa. Extremamente comprometida com resultados, sempre chegava no horário e ganhava quase todos os prêmios e bonificações pelo alcance dos resultados em vendas. Qualquer campanha que a empresa lançasse, todos sabiam que havia uma concorrente: Carla. Era competitiva e buscava extrapolar seus resultados. A empresa sabia que sempre podia contar com ela quando os resultados não eram tão interessantes e Carla se incumbia de correr do prejuízo. Mas, foi demitida, mesmo tendo resultados fantásticos e comprometimento com a empresa. Por quê? Carla não tinha um bom relacionamento com sua equipe de vendas e nem com as outras áreas. Sempre arrumava uma intriga e se achava injustiçada. Antes de a empresa decidir demiti-la a transferiu para a filial. Não teve jeito, arrumou encrenca com todo mundo e ainda ligava na matriz para complicar o trabalho dos colegas da antiga equipe.

Qual era o problema de Carla? Lidar com pessoas. Alcançar resultados garantiu que ela permanecesse no emprego? Não. Uma pequena história de Robert W. Woodruff. Este homem transformou uma pequena empresa de bebidas no maior grupo internacional no setor: a Coca-Cola. Esse sucesso foi atribuído a quê? Ao sucesso com as pessoas!

Woodruff distribuía panfletos com um texto que ele mesmo criou:

A vida é muito parecida com o trabalho de um vendedor. Se somos bem-sucedidos ou não, é muito mais uma questão do quão bem motivamos os seres humanos com os quais lidamos, para comprar de nós e o que temos a oferecer. Sucesso ou fracasso neste trabalho é, essencialmente, uma questão de relacionamento humano. Têm a ver com todo o tipo de reação que provocamos nos membros de nossa família, nossos clientes, funcionários, empregadores, colegas de trabalho e colaboradores. Se esta reação é favorável, temos grande chance de ser bem-sucedidos. Se a reação não for boa, estamos condenados. O pecado mortal para os nossos relacionamentos pessoais é que não damos a eles a devida importância. Não dedicamos um esforço ativo e contínuo a fazer e dizer coisas que contribuirão para que as pessoas gostem mais de nós, creiam em nós, criando nelas o desejo de trabalho conosco, com vistas à realização de nossos propósitos e desejos. O tempo todo vemos pessoas e organizações desempenhando apenas uma pequena parte de seu potencial de sucesso, ou falhando totalmente, só porque negligenciam o elemento humano nos negócios e na vida. Eles não priorizam as pessoas e suas ações. No entanto, são estas pessoas e suas reações que tornam as empresas bem-sucedidas ou as fazem quebrar.

Retirado do livro Vencendo com as Pessoas, de John C. Maxwell, 2007.

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