Definições de eficiência, eficácia e efetividade para o Gestor de Conteúdo

Definições de eficiência, eficácia e efetividade para o Gestor de Conteúdo
MARKETING
Eficiência

- Capacidade administrativa de produzir o máximo de resultados com o mínimo de recursos, energia e tempo;
- produzir o máximo com o mínimo de desperdício;
- produtividade operacional;
- eficiência está associada à racionalidade - produtividade (ação, força, virtude de produzir).

Eficácia

- Está associada à noção do ótimo, metas e tempo;
- Relação entre resultados pretendidos e resultados obtidos;
- Grau em que se alcançam os objetivos e as metas em um determinado período de tempo, sem levar em conta os custos.

Efetividade

Diz respeito ao resultado concreto, ou às ações que fizeram acontecer esse resultado concreto (fins – objetivo e metas desejadas);
- Estabelece a relação entre os resultados e o objetivo.

Assim, a gestão eficiente e eficaz está relacionada à capacidade administrativa e de produzir o máximo de resultados com o mínimo de recursos, energia e tempo, exigindo assim, o planejamento e o gerenciamento dos recursos humanos, dos materiais, dos recursos financeiros, de forma efetiva.

Gestão de Conteúdo implica em inserir, editar, publicar e/ou disponibilizar informações (textos, fotos, enquetes, formulários e outros) em uma página da web (sites, sítio eletrônico, websites) em tempo real.

O gerenciamento de conteúdo faz parte de um processo de escolha das informações, que envolvem os princípios de previsão: organização, comando, coordenação e controle do conteúdo, desde a criação, distribuição, até a manutenção das informações. O objetivo básico é transmitir ideias, conceitos, impressões e imagens, que talvez, jamais consigam ser expressas e comunicadas em palavras. Mas, a boa comunicação humana está relacionada à atenção.

Gestão do Conteúdo é um conjunto de estratégias, metodologias e ferramentas que facilitam a governança sobre dados não estruturados dentro de uma empresa. Ou seja: captar, gerenciar, armazenar, proteger e disponibilizar (MENDONÇA, 2011).

Assim fica patente, que o gestor de conteúdos de uma empresa precisa:


[...] saber orientar e coordenar o trabalho de seus colaboradores, indicando-lhes o que deve ser feito e também como fazê-lo. O trabalho de gestão é um dos mais importantes, pois o sucesso ou fracasso de um empreendimento está na razão direta das pessoas que o conduzem (CHIAVENATO, 1982, p.1)

O qual implica em: governança, processos, costumes, políticas, leis, regras que regulam a forma como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS